Fiscalização

Crea exige presença de pessoal qualificado nos barracões das escolas

Técnicos são exigência, principalmente na montagem dos carros alegóricos; direção das escolas de samba tem prazo até o dia 18, para apresentarem ART

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Representantes do Crea-MA reunidos com diretores de escolas de samba para discutir segurança nos barracões
Representantes do Crea-MA reunidos com diretores de escolas de samba para discutir segurança nos barracões (reunião Crea)

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) está exigindo da direção das escolas de samba de São Luís a presença de profissionais qualificados para trabalharem na montagem de obras, estruturas e instalação das alegorias, principalmente, na construção dos carros alegóricos para o Carnaval 2020. A direção das escolas tem até terça-feira, 18, para apresentar as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços para o Crea-MA. Um total de 10 escolas vão desfilar nos dias 23 e 24 deste mês, na passarela montada no Anel Viário, no centro da capital.

Ainda ontem, ocorreu uma reunião na sede do Crea-MA, na Praia Grande, com a presença dos representantes das escolas de samba, do conselheiro regional em exercício da presidência do Crea-MA, Arnaldo Carvalho; do superintendente de fiscalização, Wesley Assis, e da equipe do Corpo de Bombeiros Militar. “Esse encontro tem cunho preventivo e objetivo de evitar qualquer tipo de acidente durante o período carnavalesco na Grande Ilha”, frisou Arnaldo Carvalho.

Wesley Assis informou que durante a reunião foi feito um alerta aos representantes das escolas de samba para que tenham um profissional coordenando a realização das obras, principalmente, no tocante a montagem dos carros alegóricos, para proporcionar segurança aos participantes e a sociedade. Ainda foi dado o prazo de até a próxima terça-feira, 18, para a direção das escolas apresentarem a ART para o Crea-MA.

Segundo Wesley Assis, a ART é o documento que traz informações comprovando que a obra ou serviço é feita por um profissional habilitado e formaliza a qualidade e a segurança dos serviços prestados. Em caso de acidentes, identifica individualmente ou de forma coletiva os responsáveis. “No caso do Carnaval, podemos ter várias modalidades de engenharia envolvidas. Por exemplo, se for parte de montagem de estrutura, então, é necessária a presença de um engenheiro mecânico ou civil. Na parte elétrica, um engenheiro eletricista”, explicou Wesley Assis.

Ele ainda informou que durante esse encontro foi apresentada uma proposta para a Liga das Escolas de Samba e Entidades Folclóricas do Maranhão (Liesma) que as escolas de samba que não apresentarem a ART no prazo estabelecido pelo Crea-MA, deverá perder pontos na apuração do Carnaval de 2021. “Esse tipo de penalização já há no Carnaval de outros estados e tem evitado a ocorrência de acidentes, inclusive, durante o desfile na passarela”, disse.

O secretário da Túnel do Sacavém, Raimundo Carvalho, Mestre Silva, disse que neste ano a escola traz para passarela três carros alegóricos e um tripé, mas, foram feitos sob a fiscalização de um profissional especializado, do carnavalesco e o presidente.

Um dos diretores da Turma Quinto, Gerson Silva, ressaltou que a escola leva para avenida neste Carnaval um total de quatro carros e um tripé. A altura dos carros é menor que oito metros, largura também menos de oito metros e o cumprimento não chega a 12 metros. “Os carros não são muito grandes para evitar acidentes, principalmente, no momento de levá-los para a avenida. O translado há participação de, pelo menos, 50 pessoas”, disse Gerson Silva.

SAIBA MAIS

O Crea-MA desde o começo deste mês está realizando a Operação Pierrot que tem como um dos objetivos de fiscalizar de forma inteligente os locais onde estão ocorrendo os eventos de prévia de Carnaval e os que ocorreram durante o período carnavalesco oficial na Grande Ilha. No decorrer do trabalho vários pontos já foram fiscalizados como também barracões de escola de samba, mas até o momento não constataram nenhuma irregularidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.