Artigo

Livro: Pedaços da Eternidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Há poucos dias, eu li, com muito respeito e completa atenção, o livro “Pedaços da Eternidade”, da autoria do dr. Lino Antônio Raposo Moreira, hoje, imortal, ocupante da Cadeira nº 8, na Academia Maranhense de Letras. Aqui, ele é, portanto, meu confrade e meu eterno amigo.

O dr. Lino Antônio Raposo Moreira nasceu a 15 de fevereiro de 1948, em São Luís Capital do Estado Maranhão. É muito inteligente e culto e, assim agindo sempre, escreveu o livro, acima mencionado, publicado em 2002, contendo diversos artigos publicados no jornal “O Estado do Maranhão”, no qual continua escrevendo e publicando artigos excelentes.

O citado livro deve ser lido com muita atenção e respeito, a fim de que as lições nele contidas sejam sentidas e bem avaliadas.

Ele cita no livro uma afirmação de Isaac Bashevis Singer: “como um pai oriental em seu harém cheio de esposas e crianças, eu zelo por todos”.

O dr. Lino Antônio Raposo Moreira foi, é e será sempre muito zeloso, assim agindo sempre está merecidamente na Imortalidade em consequência de sempre saber pensar, sentir, ouvir, falar e escrever e cujos resultados bem publicados e assim divulgados em beneficio da formação e ampliação da cultura de muitas gerações.

O escritor, jornalista, poeta, José Chagas, referindo-se ao livro, acima citado, disse: “A obra de Lino Raposo Moreira é, na sua diversidade temática, rica de informações, ensinamentos, advertência, humor e tudo isso condicionado a uma leitura das mais agradáveis, Pela fluidez de seu estilo, resultante de um límpido e harmonioso convívio com as palavras”.

Diante dessa realidade contida no livro, antes citado, sugiro, aqui, que seja lido freqüentemente por muitas pessoas, crianças, jovens, adultos e idosos, pois aí estão revelações puras, legítimas e magníficas lições do seu autor.

O dr. Lino Antônio Raposo Moreira já foi presidente da Academia Maranhense de Letras no período de 2008/2009.

Foi o seu sucessor o dr. Benedito Bogéa Buzar, que terá como Sucessor, a partir de março de 2020, o dr. Carlos Thadeu Pinheiro Gaspar.

O dr. Lino Antônio Raposo Moreira já exerceu muitos cargos importantes no Estado Maranhão e já escreveu e publicou muitos livros. É digno do respeito e da admiração de todas as pessoas que o conhecem e sabem como é muito importante o ser humano ser inteligente, culto, honesto e cordial diante das pessoas dignas no seu meio social.

A Cadeira n° 8 na Academia Maranhense de Letras, da qual é ocupante o dr. Lino Antônio Raposo Moreira, tem como patrono Joaquim Gomes de Sousa e como fundador Armando Vieira da Silva. Ele foi eleito em 11 de dezembro de 2003 e tomou posse em 02 de setembro de 2004.

Cumpro, aqui, também um dever ao citar o poeta, escritor perfeito, eterno e saudoso Nauro Machado, ao referir-se ao livro, antes mencionado, afirmou: “Lino Moreira revela neste seu livro, entre perdas e ganhos, o meio capaz de salvá-los, àqueles nomes, e de entendê-las, àquelas coisas, através de uma prosa clássica e de uma poesia direta, na economia dos seus fins expressivos e belos”.

Com essas qualidades genias, o dr. Lino Raposo Moreira segue o caminho certo e do qual é merecedor e assim chegou e tomou posse na Academia Maranhense de Letras como um dos seus Membros Efetivos.

José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor universitário, membro da Academia Maranhense de Letras

E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.