Educação

STF dá 15 dias para ministro se explicar sobre críticas à UNE

Entidade entrou com pedido de explicações no início de dezembro de 2019 e notificação foi assinada, ontem,8, pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

BRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli notificou, ontem,8, o ministro da Educação, Abraham Weintraub para que responda em até 15 dias pelas declarações feitas sobre a União Nacional dos Estudantes (UNE). Em dezembro, a UNE entrou com pedido para que o ministro da Educação esclarecesse declarações feitas sobre a entidade.

Um dos principais pontos questionados pela UNE é a declaração dada pelo ministro Weintraub durante o lançamento da carteirinha de estudante virtual, quando afirmou: “Por que algumas pessoas são contra a carteirinha digital? Porque a UNE ganha R$500 milhões por ano fazendo isso. A gente vai quebrar mais uma das máfias do Brasil, tirar R$500 milhões das mãos da tigrada da UNE”. A entidade questiona principalmente o uso das expressões “máfia” e “tigrada”, "que possuem evidente sentido pejorativo", segundo documento enviado ao STF.

Iago Montalvão, presidente da UNE, justificou o pedido feito pela instituição: "Nós fizemos esse pedido justamente porque achamos um absurdo que um ministro de estado se comporte de maneira tão infantil e desrespeitosa contra uma organização histórica da sociedade civil, e ele precisa ser responsabilizado por acusações mentirosas e ofensas", declarou ao G1.

O G1 entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC), mas até a publicação desta reportagem, não obteve resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.