Maranhão larga na frente no registro de pesquisas em 2020
Apicum-Açu, no Maranhão, foi a primeira cidade brasileira a ter pesquisa registrada na Justiça Eleitoral neste ano; por decisão do TSE, as pesquisas de intenção de voto precisam ser registradas
Por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) todas as pesquisas eleitorais a partir de 1º de janeiro de 2020 devem ser registradas. Até o dia 07 de janeiro apenas seis pesquisas haviam sido registradas, três delas no Maranhão.
O procedimento para registro das pesquisas é estritamente eletrônico, realizado via Internet e a qualquer tempo, independentemente do horário de funcionamento das secretarias dos tribunais eleitorais. As informações e os dados registrados no sistema ficarão à disposição de qualquer interessado pelo prazo de 30 dias.
A primeira pesquisa registrada no site do TSE foi de Apicum-Açu, no Maranhão. O registro aconteceu no dia 4 de janeiro. Ela foi registrada pela empresa MBO Publicidade, Marketing e Pesquisa.
Após o registro da pesquisa na cidade maranhense, foram registradas outras duas para as cidades de Codó e Mirinzal. São Paulo, Aramina (SP) e Nazária (PI) completam a lista.
Todas as pesquisas que irão ser divulgadas devem ser registradas junto à Justiça Eleitoral. As informações constantes no art. 33 da Lei no 9.504/1997. Para o registro de pesquisa, é obrigatória a utilização do sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle).
Empresas e institutos devem realizar, obrigatoriamente, o cadastramento no sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle). Aquelas que tiverem realizado registro de pesquisa em eleições anteriores não precisam efetuar novo cadastramento.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.