Teatro

Fim de semana com teatro

14ª edição da Semana do Teatro no Maranhão prossegue neste sábado e domingo, na sede da Pequena Companhia de Teatro e Teatro Arthur Azevedo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Espetáculo "Dois"
Espetáculo "Dois" (Dois)

São Luís - Programação gratuita e variada para todos os públicos é o que oferta a 14ª Semana do Teatro no Maranhão. Neste sábado, às 18h, um dos espetáculos a serem apresentados, na Pequena Companhia de Teatro (Praia Grande), o espetáculo “Dois”, da Companhia A Máscara do Teatro, de Mossoró, assinado por Marcelo Flecha e direção de Jeyzon Leonardo. Tem ainda “Velhos caem do céu como canivetes”, às 19h30, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol), com dramaturgia e encenação de Marcelo Flecha.

O espetáculo “Dois” é uma exibição clara do futuro insistente dos artistas de teatro, do ator e da atriz. Os textos, figurinos, personagens, o palco e as lembranças de glórias efêmeras transformam as personagens em seres encantadores. Segundo Marcelo Flecha, na resistência dramática de se estabelecer o ofício, faz-se brotar momentos cômicos. “A ordem decrescente da vida desses artistas só faz aumentar a vitalidade da busca eterna por um ouvido, um olhar e belos estalares de mãos”, diz Flecha.

“Velhos caem do céu como canivetes”, por sua vez, é livremente inspirado no conto “Un señor muy viejo con unas alas enormes”, de Gabriel García Márquez. Com dramaturgia e encenação de Marcelo Flecha, a narrativa apresenta duas personagens em permanente exercício dialético: um Ser Humano, representado pelo ator Cláudio Marconcine, e um Ser Alado, representado pelo ator Jorge Choairy.

O dramaturgo, encenador, pesquisador teatral e diretor da Pequena Companhia de Teatro Marcelo Flecha é o homenageado oficial desta edição. Natural da argentina, reside no Maranhão há mais de 40 anos, onde atua na cena teatral do estado ao longo dos anos. Desde 2005, vem trabalhando ativamente na Pequena Companhia de Teatro e produziu espetáculos que acumulam premiações em diversos eventos e editais pelo Brasil inteiro.

Neste domingo, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo, será realizada a cerimônia de encerramento do evento, com homenagens ao dramaturgo e encenador Marcelo Flecha, além da apresentação do espetáculo da Pequena Companhia de Teatro, “Ensaio sobre a memória”. A montagem é inspirada no conto “A outra morte”, de Jorge Luís Borges, com os atores Cláudio Marconcine, Tássia Dur e Lauande Aires e produção de Katia Lopes.

O espetáculo foi produzido com recursos próprios e estreou em maio de 2019, na sede da Pequena Companhia. Sua temporada de estreia, com dez sessões, teve grande sucesso de público e repercussão. O espetáculo foi um dos cinco nacionais selecionados para Mostra Nordeste do 26º FNT e também foi selecionado para Festival Popular de Teatro de Fortaleza.


Serviço

O quê

Programação Semana do Teatro

Quando

Neste sábado, às 18h e 19h30, e domingo, às 19h30

Onde

Sede da Pequena Companhia de Teatro (Praia Grande) e Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.