Lançamento

Para estimular a prática da leitura

Reunindo textos sobre obras de diversos autores, o escritor Alexandre Maia Lago lança hoje o livro "Litterae Semper", na Amei

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Alexandre Maia Lago lança seu segundo livro
Alexandre Maia Lago lança seu segundo livro (Alexandre Maia Lago)

São Luís - O escritor Alexandre Maia Lago laça hoje, às 19h, na Livraria e Espaço Cultural Amei (São Luís Shopping – Jaracati), o livro “Litterae Semper”, uma coletânea de escritos aos quais o autor chama de comentários literários acerca de obras que leu. O livro reúne textos publicados em jornal e tem o objetivo de despertar, em especial nos jovens, o interesse pela leitura.

O livro reúne 42 textos escritos nos últimos dois anos. “Essa história de dizer que o jovem não gosta de ler não é verdade. Acredito que a culpa está em um conjunto de coisas, em obrigá-los a ler determinados livros, a forma como abordam os jovens para que possa, ler isto ou aquilo. Tem de hacer uma forma mais sutil de incentivá-los a ler”, pondera o autor.

“Litterae Semper” tem apresentação do professor e membro da Academia Maranhense de Letras, José Neres. “Outra vantagem dos textos de Alexandre Maia é que ele não traz o tom professoral e não incute a ideia de que seja dono da razão. Seu estilo é objetivo e límpido, sem ostentação ou uso de grandes e herméticos giros sintáticos, ou seja, ele escreve para ser lido e compreendido, o que torna a leitura agradável. E isso faz falta em muitos intelectuais!”, escreve José Neres.

Entre os autores pinçados por Alexandre Maia estão nomes como Germano Almeida, Shakespeare, Thomas Mann, Eça de Queiros, Italo Calvino, Alejo Carpentier, Lima Barreto, Gabriel Garcia Márquez, Nauro Machado, Padre Antonio Vieira, entre outros. Para contextualizar o leitor menos familiarizado com as obras e seus autores, Alexandre Maia acrescentou no fim do livro, um índice de autores no qual faz um resumo da biografia de cada um.

Alexandre Maia é autor do livro “Letras de Sempre”, que traz a mesma proposta desta última publicação. “O nome deste livro é o mesmo do primeiro só que em Latim. Trata-se de uma homenagem que faço a história da nossa língua mãe, o latim”, explica o escritor.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “Litterae Semper”

Quando

Nesta sexta-feira, 8,, às 19h

Onde

Livraria e Espaço Cultural Amei – São Luís Shopping, Jaracati

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.