Pesquisa eleitoral britânica

Conservadores têm vantagem de 7 pontos sobre trabalhistas

Conservadores têm 38% de apoio, e os trabalhistas 31%. Os liberais-democratas, favoráveis à União Europeia, têm 15% de intenção de votos, enquanto o Partido do Brexit ficou com 9%

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

LONDRES - O Partido Conservador, do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, tem 7 pontos percentuais de vantagem sobre o Partido Trabalhista, de oposição, antes das eleições de 12 de dezembro, de acordo com uma pesquisa do instituto ICM publicada pela Reuters ontem, 4.

A primeira pesquisa ICM sobre a campanha eleitoral colocou os conservadores com 38% de apoio e os trabalhistas em 31%. Os liberais-democratas, que são a favor da União Europeia, receberam o apoio de 15% dos entrevistados, enquanto o Partido do Brexit ficou com 9%.

A pesquisa com 2.047 pessoas, que foram ouvidas pela internet entre 1 e 4 de novembro, mostra uma lacuna menor do que outros levantamentos recentes de diferentes institutos, que colocavam os conservadores com vantagem de entre 8 e 17 pontos à frente dos trabalhistas.

Eleições antecipadas

Depois de rejeitar por três vezes os pedidos de Johnson, a Câmara dos Comuns do Parlamento britânico aprovou a convocação das eleições no dia 29 de outubro por 438 votos a favor e 20 contra.

O Parlamento atual será dissolvido no dia 6 de novembro.

Originalmente, as próximas eleições gerais britânicas aconteceriam apenas em 2022.

Um dos principais entraves para que se conseguisse convocar a antecipação das eleições era que o Partido Trabalhista se negava a dar sua aprovação sem a certificação de que um Brexit sem acordo estava descartado.

Jeremy Corbyn, o líder trabalhista, passou a concordar com a antecipação do pleito depois que a União Europeia confirmou oficialmente a mais recente extensão do prazo para que o Reino Unido deixe a o bloco.

O primeiro-ministro Johnson defende a realização do novo pleito para tentar reconquistar a maioria na Câmara dos Comuns, que ele havia perdido em setembro, pouco depois de assumir o cargo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.