Cassius Clay Frazão de Jesus - figurinista

Um artífice da magia do Carnaval

Ele foi morar no Rio de Janeiro e adquiriu vasta experiência trabalhando para diversas escolas de samba

Evandro Junior / O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Clay Frazão de Jesus retornou há dois anos ao Maranhão
Clay Frazão de Jesus retornou há dois anos ao Maranhão

Ele é figurinista de mãos cheias e empresta seu talento ao espetáculo de cores e magia do Carnaval do Rio de Janeiro. Cassius Clay Frazão de Jesus, que há dois anos regressou a São Luís por motivos familiares, coleciona trabalhos para diversas escolas de samba cariocas. Já trabalhou para o Salgueiro (2007), Acadêmicos da Rocinha (2008), São Clemente (2010 e 2011), União da Ilha, Inocente de Belfor Roxo (2012) e Acadêmicos do Grande Rio (2014).

Quando desembarcou na Cidade Maravilhosa, a convite de um amigo maranhense lá radicado e que atuava como coreógrafo de alas, Cassius Clay foi trabalhar no Salgueiro, integrando a equipe de aderecistas de um dos carros alegóricos. “Esse meu amigo coreógrafo também tinha uma companhia folclórica de ritmos maranhenses e me fez o convite para trabalhar com ele”, conta.

Na escola de samba Acadêmicos da Rocinha, Cassius trabalhou com figurinos e integrou a equipe de aderecistas. Na União da Ilha e na Inocente de Belfor Roxo, também atuou como aderecista, sendo que nestas eram fantasias para composição de carros alegóricos e figurinos de mestre-sala e porta-bandeira.

“Na São Clemente e na Acadêmicos do Grande Rio, trabalhei nos setores de desenvolvimento de produtos (protótipos, ficha técnica, modelagem, mensuração de materiais) e enfesto e corte, além de adereçamento de peças para composição de carros alegóricos”, recorda.

O figurinista costumava desfilar em todas as escolas nas quais trabalhou, com exceção da Grande Rio e da União da Ilha. Desfilou ainda na Unidos do Viradouro (2007), Unidos da Tijuca (2008), Vila Isabel (2012) e São Clemente (2013). Para o Carnaval 2020, ele desenhou o figurino para a amiga Regina Explosão, que será madrinha da Unidos do Sacramento, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Além do Carnaval, trabalhei na confecção de figurinos para uma produtora cultural, a Cinequanon Cultural, bem como em espetáculos de balé da conceituada companhia de Miriam Camargo, em Niteroi (RJ), e desenvolvi os figurinos de Catirina e Pai Francisco para do Boi de Nina Rodrigues, ano passado e este ano, aqui em São Luís”
Figurinista Clay Frazão de Jesus
Figurinista Clay Frazão de Jesus

Projeto

O maranhense revela que o trabalho nos barracões não é fácil. “Muito trabalhoso, assim como é trabalhoso todo projeto o qual nos propomos a fazer. Mas tendo planejamento, uma boa equipe, para uma boa execução, cheia de garra e amor, o trabalho se torna prazeroso”, afirma.

Em São Luís, Cassius Clay nunca esteve diretamente ligado a nenhuma agremiação. No entanto, foi figurinista da rainha de bateria da Unidos de Fátima no Carnaval deste ano. “A rainha foi Regina Explosão, a mesma que será madrinha no Rio, em 2020. E pelo que ela já me disse, caso continue como rainha de bateria da Unidos de Fátima, assinarei novamente o figurino dela”, contou.

Um dos maiores desejos do figurinista maranhense é assinar, sozinho, um Carnaval no Rio de Janeiro. Mas ele diz que a concorrência é grande. “O trabalho é árduo e temos que ralar muito. Botar a cara no sol para ser reconhecido. No momento, no entanto, meu foco é outro, ou seja, cuidar do meu pai aqui em São Luís. Portanto, esse sonho vou deixar para a frente, sendo que o futuro só a Deus pertence”, finaliza.

O Carnaval é um mundo mágico onde criamos e desenvolvemos “magias”, transformamos histórias e as recontamos de várias formas, com cores, formatos, texturas. É dar vida e interpretações a contos e encantos, levando o expectador a viajar nessa magia espetacular”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.