Revitalização

População aprova e comemora o início das obras no parque

Além de local de lazer e prática de esporte, o Parque do Bom Menino é referência para quem quer apenas descansar um pouco, ao ar livre, no Centro; com guardas municipais atuando no local, a segurança foi reforçada

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

[e-s001]Para a frequentadora assídua do Parque do Bom Menino, Isabel Moreira de Sousa, de 80 anos, com sete netos e quatro bisnetos em sua história, o espaço tem contribuído com o seu bem-estar. A moradora do bairro São Cristóvão faz parte do grupo de idosos assistidos por programas mantidos no parque, que proporcionam lazer e ginástica. “O Parque do Bom Menino é um local que nos revigora. Aqui tem atividades físicas com profissionais atenciosos e o ambiente é muito bom, ventilado e agradável para passear. Estamos ansiosos para ver o local reformado, com melhor infraestrutura”, disse Isabel.

Outra frequentadora do parque é Fernanda Feitosa, formada em administração, moradora do bair­ro Calhau. Ela vai ao local praticamente todos os dias, depois de deixar a sua filha, Amanda, de 4 anos, na escola, que fica no Centro. "É um local bem amplo e arborizado. Precisa de reparos, mas é um local onde a gente pode conhecer pessoas, praticar esportes, entre outras atividades", relatou.

[e-s001]A professora aposentada Miriam de Sousa pratica ginástica às terças e quintas-feiras no Parque do Bom Menino. Nas segundas e quartas-feiras, ela volta ao parque para caminhadas. “Sombra, árvores e um bom espaço para caminhadas. A gente vê os guardas municipais fazendo ronda e se sente mais segura, pois antes tinham muitos desocupados aqui, mas agora não tem mais. Sinto-me bem aqui, tanto que venho quase todos os dias da semana. Almoço no restaurante popular e venho para cá, para o parque”, afirma Miriam, que mora em um bairro distante do Centro, a Cidade Operária.

Nem sempre é o lazer e o esporte que atraem pessoas ao parque. O contador Perisson Morais de Sousa Carvalho e sua esposa, Edileuza Santos, moradores do bairro Anjo da Guarda, vão ao Parque do Bom Menino constantemente em busca de mudas de plantas e flores, vendidas em quiosques instalados no parque. “Além das plantas que podemos comprar aqui no parque, o ambiente é muito agradável, cheio de sombra, arborizado, bom para passear”, resumiu Edileuza, trazendo no colo a pequena Sofia, de 4 meses.

LEIA TAMBÉM:

Parque do Bom Menino: mais tradicional espaço público da capital ganha obra de revitalização

Edileuza, Perisson, Miriam, Isabel e Fernanda fazem parte do rol de frequentadores que serão beneficiados com o trabalho que já começou a ser realizado no Parque do Bom Menino.

[e-s001]50 anos de história
O Parque do Bom Menino foi inaugurado em 1969, ocupando área de aproximadamente 49 mil m² e está localizado no bairro Apicum. Atualmente, o espaço é ocupado por um posto da Guarda Municipal, duas quadras poliesportivas, duas edificações, um anfiteatro onde funciona o grupo cultural GDAM, equipamentos de ginástica e musculação ao longo do parque, duas lanchonetes e três tendas com vendas de flores e outra com vendas de artesanatos.

O parque possui dois acessos oficiais, onde estão localizadas as guaritas, um pela Avenida Alexandre de Moura e outro pela Rua Deputado Raimundo Vieira da Silva. Seu entorno possui usos diversificados, com destaque para alguns prédios públicos, como a sede maranhense da Receita Federal, da Fundação Nacional de Saúde, da Agência da Previdência Social, da Procuradoria-Geral de Justiça, da Superintendência Regional Codevasf, entre outros.

A requalificação visa proporcio­nar a criação de condições para a sua apropriação não só pelos moradores, mas também por visitantes e turistas, por meio do lazer e da sua socialização e, ainda, contribuir com as consequentes melhoria da qualidade de vida e da saúde pública. Toda a área do entorno do parque será requalificada.

SAIBA MAIS

SÃO LUÍS EM OBRAS

A reforma do Parque do Bom Menino faz parte de um grande projeto, considerado o maior pacote de obras de reformas e requalificação de espaços públicos dos últimos anos, que integram o programa São Luís em Obras e vão somar ao conjunto de intervenções que vêm sendo executadas pela Prefeitura de São Luís na gestão do prefeito Edivaldo, em parceria com instituições estaduais, federais e iniciativa privada, compondo o grande legado na área da infraestrutura urbana da atual gestão em favor da melhoria da cidade e da qualidade de vida da população.
O programa inclui também a reforma de outros espaços importantes da região central de São Luís. Entre estes estão a Praça da Bíblia, a Fonte das Pedras e Nhozinho Santos, já iniciadas; a construção dos mercados do São Francisco, Cohab e Coradinho e a reforma completa do Mercado das Tulhas, na Praia Grande, localizado no Centro Histórico da capital.
O São Luís em Obras inclui, ainda, a requalificação da Praça da Saudade, Praça da Misericórdia e entorno; intervenções viárias em diferentes pontos da cidade, entre outros. As obras do novo programa da Prefeitura de São Luís incluem serviços de pavimentação e drenagem por toda a cidade, ampliando os investimentos já realizados pela gestão do prefeito Edivaldo para a melhoria da infraestrutura da capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.