Revitalização

Prefeito Edivaldo reinaugura Parque do Bom Menino abrindo comemorações dos 408 anos de São Luís

Área de convivência e prática esportiva, o local, antes degradado, com a reforma realizada pelo prefeito Edivaldo recupera seu esplendor no Centro da cidade; entre as próximas obras a serem entregues estão o Mercado das Tulhas, Nhozinho Santos, Largo do C

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Prefeito Edivaldo e comitiva percorrem o espaço revitalizado
Prefeito Edivaldo e comitiva percorrem o espaço revitalizado (parque do bom menino)

O prefeito Edivaldo Holanda Junior reinaugurou o Parque do Bom Menino neste sábado (22). O local passou por reforma estrutural, recebendo novos projetos urbanístico, paisagístico, de iluminação e acessibilidade. Também foram reformados os equipamentos para prática esportiva, convívio social, espaços administrativos, entre outras melhorias. A reforma do parque integra o programa São Luís em Obras e a reinauguração abre as comemorações pelos 408 anos de São Luís, celebrado dia 8 de setembro e que será marcado por um calendário de entregas de obras estruturantes executadas pela Prefeitura em várias regiões da cidade. Agora o espaço, que é um dos mais emblemáticos da capital, oferece toda a estrutura necessária para o comércio de flores e a prática de atividades físicas e sociais. O espaço funcionará todos os dias das 5h às 23h, e terá monitoramento 24h da Guarda Municipal.

Ao falar da importância do parque, o prefeito Edivaldo destacou que o espaço faz parte da história, do dia a dia da população. "Quando eu era criança, meu pai me trazia para brincar aqui. Este é um espaço importante para a cidade e para a população, faz parte da historia de muitas pessoas e da capital. Por isso, esta obra é tão imporante O Parque do Bom Menino foi totalmente reformado para voltar a ser um espaço onde a população pode fazer suas atividades de lazer e esportiva. Esta reinauguração faz parte de um conjunto de entregas que faremos ao longo do mês de setembro para comemorar o aniversário da cidade. Ainda aqui, no Centro, vamos entregar o Nhozinho Santos, a Praça João Lisboa e Largo do Carmo. E até o fim do ano vamos entregar muitas obras que estamos executando do Centro à zona rural por meio do São Luís em Obras", disse o prefeito de São Luís que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda e de secretários, entre eles o de Projetos Especiais, Gustavo Marques.

REFORMA ESTRUTURAL

O local, que vai abrir das 5h às 23h, de segunda-feira a domingo, foi inaugurado em 1969, ocupando área de mais de 48 mil metros quadrados. Esta é a primeira reforma estrutural realizada no equipamento. Com a intervenção, o parque recebeu novo mobiliário urbano (lixeiras, bancos, bicicletário, entre outros), novo pórtico, nova iluminação, drenagem, sinalização horizontal e vertical. Foram reformadas as instalações administrativas, os banheiros, o prédio do Núcleo de Meio Ambiente e o anfiteatro. Foi feita a construção de quiosques para floristas e de uma fonte de água.

Os equipamentos para a prática esportiva também foram reformados. As pistas de corrida e caminhada, o Ginásio Tião Carvalho, a quadra do parque recebeu nova grama sintética, foram instalados equipamentos de academia ao ar livre e recreação infantil. Também foram construídos camarins para preparação das atividades culturais.

A área do entorno recebeu nova pavimentação, novo ponto de ônibus e outras melhorias. Todo o projeto executado no parque atende às normas de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Segundo o titular da Sempe, Gustavo Marques, com a reforma, o parque retoma suas funções originais. "O Parque do Bom Menino sempre foi um espaço de preservação ambiental, prática de atividade física e lazer. Mas estas finalidades estavam comprometidas por causa do estado do local. Agora, tudo isto foi recuperado pelo prefeito Edivaldo e a população pode voltar a frequentar o espaço", disse.

O novo projeto paisagístico foi elaborado com o objetivo de preservar a flora já existente no parque. Foram retiradas apenas as árvores que apresentavam algum tipo de doença, após laudos fitossanitários para comprovar a necessidade de remoção. A cada árvore retirada foi feita a compensação ambiental equivalente a 1/10, ou seja, a cada uma árvore retirada, foram plantadas outras 10.

O parque tem barrigudeira, mangueira, flamboyant, palmeira, oitizeiros, ipês, amendoeiras, babaçu, algaroba, entre outras espécies que ajudam a embelezar o espaço, além de servirem de sombra para os frequentadores e abrigo para os pássaros.

Com a reforma, o parque passou a ter seis observatórios de pássaros feitos de eucaliptos, de madeira certificada, cobertos com lona apropriada para os frequentadores sentarem e ouvirem o canto das aves que compõem a fauna local. Entre as espécies de pássaros sempre presentes no local estão bem-ti-vi, maritaca, pardal, rolinha e outras. O Parque do Bom Menino é uma unidade de conservação criada pelo Decreto Municipal Nº 43.825, de 24 de abril de 2013.

RECUPERAÇÃO DOS MURAIS ARTÍSTICOS

Os murais criados pelo artista plástico Antônio Alves Almeida, quando o espaço foi inaugurado, foram totalmente recuperados. Os trabalhos sofreram intervenções no decorrer do tempo e por causa da falta de manutenção acabaram descaracterizados. A restauração dos dois painéis que se chamam 'Bumba Meu Boi' e 'Brincadeira de Criança' foi feita pelos filhos do artista, que faleceu em 2009. Trata-se também de uma homenagem ao maranhense que tem obras espalhadas por toda cidade. As filhas de Antônio Almeida, Olívia Almeida e Holândia Almeida, estiveram no parque durante a reinauguração.

SEGURANÇA

O Parque do Bom Menino agora passa a ter uma sede da Guarda Municipal. O prédio antigo que abrigava a Guarda foi demolido e um novo foi construído. A partir desta nova sede será possível monitorar todo o local, garantindo a segurança dos comerciantes e frequentadores. Para isto, foram instaladas câmeras de vídeomonitoramento em pontos da área interna e externa do parque. Os guardas municipais também farão rondas motorizadas pelo local. O monitoramento será feito 24h.

APROVAÇÃO

O Parque do Bom Menino fica localizado no Centro e próximo de bairros como Monte Castelo, Bairro de Fátima, Apeadouro, Apicum, entre outros. O resultado da reforma agradou quem trabalha e frequenta o parque.

Manoel Araújo trabalha no local há 20 anos e disse que o espaço passou por uma grande transformação. "A situação do parque era precária. Agora está tudo lindo. Com certeza vai atrair mais pessoas, mais clientes, principalmente porque agora está mais seguro com a presença da Guarda Municipal", afirmou.

Vilma Sousa, que pratica atividade física no parque frequentemente, disse que com a reforma o ambiente ficou muito melhor. "Eu sempre venho aqui e realmente estava tudo muito ruim, desorganizado, sem segurança. Agora a gente pode ficar tranquila porque tem toda a estrutura que precisamos", disse.

SÃO LUÍS 408 ANOS

A reinauguração do Parque do Bom Menino abre as comemorações pelos 408 anos de São Luís, celebrados dia 8 de setembro. Além do Parque do Bom Menino, o prefeito Edivaldo já confirmou que também integram o calendário de comemorações as entregas do Estádio Nhozinho Santos, do Mercado das Tulhas (Feira da Praia Grande) e o conjunto formado pelo Largo do Carmo, Praça João Lisboa, Rua de Nazaré e entorno - estes dois últimos reformado pela Prefeitura de São Luís em parceria com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - além de outras obras estruturantes pela cidade.

Na gestão do prefeito Edivaldo, São Luís está recebendo o maior investimento em obras de infraestrutura e recuperação dos principais logradouros do Centro em sua história. O objetivo é preservar o patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade que já tem mais de 400 anos de fundação.

Nas proximidades do Parque do Bom Menino, no dia 4 deste mês, foi reinaugurada a Praça da Bíblia, que passou por sua primeira reforma estrutural após 42 anos de fundação. O projeto incluiu melhoria de pavimentação, novo paisagismo, iluminação, drenagem, passeios de pedestres, canteiro central, incluindo acessibilidade universal.

Outros logradouros emblemáticos da cidade estão sendo totalmente reformados por meio do São Luís em Obras, como as praças da Saudade da Misericórdia. Ainda na região central da cidade, a Prefeitura trabalha na reforma de casarões para moradia de interesse social e para sediar a Escola Municipal de Música e Ballet. Destaque ainda para as reformas, em andamento, da Fonte do Bispo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.