Requalificação

Obras de drenagem de parque devem ser concluídas este mês

Etapa do serviço que está sendo realizado no Parque do Bom Menino deve ser concluída até o fim deste mês; parque, considerado um dos espaços de lazer no centro de São Luís, passa por processo de requalificação total

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Obras de drenagem estão sendo concluídas
Obras de drenagem estão sendo concluídas (drenagem parque)

SÃO LUÍS- O Parque do Bom Menino está passando por reformas e, segundo a Prefeitura de São Luís, que realiza os trabalhos, até o fim deste mês, a previsão é de que os serviços do novo sistema de drenagem sejam totalmente concluídos. A requalificação do parque integra o programa São Luís em Obras, criado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior.
Nesta etapa da obra do Parque do Bom Menino, está sendo realizada a limpeza de toda a rede, parte integrante do sistema de drenagem, se estendendo até a Vala da Macaúba. Foram instalados 1.300 metros de rede de drenagem nova com diâmetros que variam de 400 mm a 1.000 mm, para assegurar a fruição das águas pluviais.

Segundo o secretário municipal de Projetos Especiais (Sempe), Gustavo Marques, todo o projeto de drenagem foi concebido “para amortecer a contribuição das águas pluviais do parque e do seu entorno para a rede pública". Para o secretário, responsável pela execução do conjunto de obras que compreende intervenções também na Praça da Bíblia, a drenagem é parte fundamente e foi uma das primeiras concepções do projeto.

O projeto de requalificação do Parque do Bom Menino prevê ainda obras complementares como a construção e reforma de quiosques, quadras, campo de futebol, playground, banheiros, pórtico de entrada, mobiliário urbano (bicicletário, lixeiras, bancos); projetos de sistema viário, pavimentação, sinalização horizontal e vertical, melhoria de acesso ao transporte público e promoção da acessibilidade universal.

O secretário Gustavo Marques explica que as intervenções no desenho urbanístico do parque permitiram com que houvesse redução no volume de água da drenagem. Isso ocorre pela realimentação do lençol freático por meio de 560 metros de biovaletas na parte interna do parque. Desta forma, será solucionado definitivamente os alagamentos pontuais que ocorriam no trecho próximo ao parque na avenida Alexandre de Moura, e nas imediações da praça da Bíblia, na avenida Kennedy. A ação também facilitará o acesso a toda a rede para a manutenção futura do sistema.

Considerando que os serviços de drenagem do município são de responsabilidade da Prefeitura, as intervenções realizadas na região estão sendo acompanhadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Obras
As obras de requalificação do Parque do Bom Menino foram iniciadas ano passado no mês de setembro e seguem de acordo com o cronograma de execução. Depois de concluídas as obras de requalificação, a unidade de conservação ambiental do centro da cidade apresentará um novo desenho urbanístico, de paisagismo, além de iluminação eficiente e equipamentos de desporto e administrativos adequados para pleno atendimento do público.

Com mais de 50 anos de existência, o Parque do Bom Menino está localizado no perímetro urbano da cidade, ocupando uma área de 48.851,53 metros quadrados. Os serviços de requalificação têm como foco dar nova organicidade urbana a espaços tradicionais da cidade, promovendo melhor utilização pelo público visitante. Durante a realização dos serviços, o parque tem mantido o atendimento ao público diariamente para atividades de desporto e lazer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.