Renovação

Parque do Bom Menino: mais tradicional espaço público da capital ganha obra de revitalização

Reforma do espaço de lazer e esportes faz parte do programa São Luís em Obras, da Prefeitura; intenção é garantir um lugar melhor para a população

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

[e-s001]O Parque do Bom Meni­no, um dos locais públicos mais emblemáticos para a cidade de São Luís, já está sendo reformado. A revitalização do espaço, que é um dos mais conhecidos da capital maranhense e faz parte da construção da memória da cida­de, foi recebida com alegria pela população, por gerações que, ao longo dos anos, têm frequentado o local para as mais diversas atividades. A obra vai, também, permitir que o importante logradou­ro, que ganhará aspectos mais mo­dernos, seja ainda mais valorizado pela população. O empreendimento integra o Programa São Luís em Obras, anunciado recentemente pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, que inclui outros serviços de infraestrutura pela cidade, com a revitalização de espaços públicos e, ainda, obras de drenagem e pavimentação.

“A obra de requalificação do Parque do Bom Menino é a mais uma importante ação da Prefeitura de São Luís em benefício da cidade e da população e integra o pacote de obras que vem sendo executado na região central da cidade e em outros bairros de São Luís. Costumava ir ao parque quan­do criança, com o meu pai, e, para mim, é uma honra poder, enquanto gestor municipal, revitalizar este espaço tão importante e, assim, poder oferecer mais um logradouro adequado para o uso das pessoas. A cidade de São Luís tem avançado e o reflexo desse desenvolvimento tem impactado positivamente a vida da população. Com o São Luís em Obras vamos avançar ainda mais”, afir­ma o prefeito.

A reforma do logradouro tem como principal objetivo equacionar duas das principais funções desempenhadas pela área verde, que é a de continuar cumprindo seu papel como principal parque urbano do centro da cidade, bem como se configurar como parque ecológico, com funções de conservação ambiental na área urbana de São Luís.

Como parque urbano, o Bom Menino tem servido para práticas esportivas, desenvolvimento de projetos sociais em áreas como esporte, educação, saúde e meio ambiente, fomentar o empreendedorismo com a oferta de oficinas e capacitações e como espaço para a comercialização de plantas, flores e artesanatos. Serve ain­da para dar suporte a ações de preservação do meio ambiente e para o lazer de inúmeras famílias, que veem no local uma oportunidade gratuita para diversão.

LEIA TAMBÉM:

População aprova e comemora o início das obras no parque


O espaço constitui-se numa unidade de conservação, cujo principal objetivo é garantir a preservação da biodiversidade e fomentar a vida silvestre ao compor um corredor ecológico com outras áreas verdes próximas, especialmente o Parque do Diamante.

Desde sua criação, o Parque do Bom Menino desempenha importantíssima função social enquanto principal local de atividades esportivas e lazer da região central da cidade. Seu uso é cotidiano e intenso, alcançando não só moradores da região próxima, mas habitantes de diversos bairros da cidade.

[e-s001]A obra
As obras, que já foram iniciadas, estão sendo executadas com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimen­to (BID). Entre os vários elementos que serão requalificados e incorporados ao espaço está a construção do Skatepark, uma novidade no local. A obra contempla ainda a reforma de espaços como o ginásio, a quadra poliesportiva, a construção de quiosques para floristas e um novo projeto paisagístico.

Também serão recuperados os equipamentos das academias da saúde e a pista de corrida. O projeto prevê também a reforma das salas administrativas, dos banheiros, do anfiteatro e instalação de paraciclo (suporte físico onde a bicicleta é presa), entre outros itens do novo mobiliário urbano que fará parte do parque com a reforma.

Na parte estruturante, o projeto de reforma do parque prevê a execução de uma obra de drenagem no espaço, com instalação de biovaletas (elementos que processam uma limpeza da água da chuva, ao mesmo tempo em que aumentam seu tempo de escoamento, dirigindo este para os jardins ou sistemas convencionais de retenção e detenção das águas), o que vai solucionar os problemas de acúmulo de água no parque durante o período chuvoso.

O projeto de iluminação pública do Parque do Bom Menino adequará o sistema luminotécnico de alguns setores para atender aos requisitos de uma área de conservação e reforçar outras áreas para melhorar o conforto e segurança dos usuários. Será dada prioridade ao uso de uma iluminação de bai­xo consumo energético (LED) e com alto índice de reprodução de cor, conforme normas vigentes. O anfiteatro receberá tratamento luminotécnico especial para atender a demanda de eventos e iluminação cênica de destaque do painel artístico e fonte.

A cerca atual do parque será mantida e recuperada nos trechos deteriorados, eliminando os pontos de acesso irregulares hoje existentes. Um novo acesso será cria­do ao sul do parque, promovendo melhor conexão com a Praça da Bíblia e Skatepark proposto. Todo o projeto de requalificação do parque foi pensado para garantir o atendimento das normas de acessibilidade universal. É proposta a criação de uma rota em piso tátil interligando os dois principais acessos às principais edificações da zona central do parque.

[e-s001]Durante a primeira fase do projeto para a requalificação do Parque do Bom Menino, foram realizadas três oficinas. O objetivo foi apresentar e discutir o projeto com os usuários do local, moradores do entorno, secretarias e demais órgãos envolvidos. Para realização das oficinas foram aplicadas dinâmicas de grupos motivando os participantes a contribuírem com ideias, intervenções e sugestões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.