Comemoração

Dia dos Pais é celebrado com orações e muitas homenagens

Missa e café da manhã na Igreja dos Remédios, almoço em restaurantes e também visitas de filhos a cemitérios marcaram a data neste domingo, 11; emoção, lembranças, saudades e reuniões em família em comemoração à data

Carla Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

[e-s001]Abraços, beijos e demonstrações de carinho para celebrar o Dia dos Pais. Assim foi a comemoração de muitas famílias que se reuniram ontem, segundo domingo de agosto, para que a data fosse marcada com muita alegria. Celebrações religiosas, almoço festivo e passeios foram algumas opções encontradas para exaltar a figura paterna, em um belo dia ensolarado.

Logo pela manhã, famílias optaram por iniciar o dia festivo agradecendo a Deus. Na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, no Centro de São Luís, foi celebrada uma missa em homenagem aos pais que, na ocasião, também desfrutaram de um farto café da manhã, oferecido pela comunidade católica.

Para Ronaldo Xavier, o momento não poderia ser mais especial. “Para mim, é muito gratificante poder começar o Dia dos Pais na igreja, com minha família. É uma linda homenagem e a oportunidade que temos de agradecer a Deus por tudo”, disse.

Durante a celebração, os papais receberam terços e seu papel foi enaltecido pelos celebrantes. “Estamos no mês vocacional e hoje fizemos esta homenagem aos pais, que merecem todo o nosso carinho. Também iniciamos neste domingo a Semana Nacional das Famílias, que este ano tem como tema ‘A família, como vai?’ quando vamos percorrer as comunidades de nossa paróquia”, destaca o pároco da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, Everaldo Santos Araújo.

[e-s001]Após a missa, a comunidade se reuniu para um café da manhã nas dependências da igreja. “Para mim, é muito importante vir à missa neste dia. Meu pai já faleceu e esta é uma forma que eu encontro de prestar a ele minha homenagem. Além disto, esta confraternização que ocorre depois da celebração é muito boa porque aproxima mais as pessoas”, disse Maria do Socorro Paiva.

Na praia com o pai
Algumas famílias também aproveitaram o domingo para a diversão. Restaurantes da cidade, bem como as praias, foram opções. Para aproveitar o dia ensolarado, a família de Maria José Tavares resolveu comorar a data na Avenida Litorânea.

“Sempre que podemos nos reunimos e no Dia dos Pais costumamos fazer um almoço em casa. Este ano optamos por mudar um pouco e escolhemos a praia para passarmos o dia”, disse ela, que estava acompanhada do marido, Felinto Santos e dos dois filhos do casal.

Cemitério
Quem tem pais falecidos compareceu aos cemitérios da cidade, onde prestaram homenagens aos entes queridos. No Cemitério do Gavião, no Centro de São Luís, famílias visitaram túmulos de parentes e amigos.

Uma delas foi Vitória Reis. Ela conta que mora na BR-135, mas que em todas as datas – a exemplo do Dia das Mães e dos Pais – vai ao Gavião. “É longe, mas meus pais são enterrados aqui e eu venho sempre. Não posso deixar de visitar o túmulo do meu pai neste dia”, pontuou.

O mesmo sentimento move a médica Maria José Chaves. Acompanhada de parentes, visitou o túmulo do esposo e também do amigo, o médico Odorico Amaral de Matos, sepultado no Gavião. “O doutor Amaral não teve filhos, mas foi pai de muita gente. Um exemplo de profissional, dedicado e amoroso e um exemplo a ser seguido”, observou.

[e-s001]Restaurante
O tradicional almoço com os pais foi a escolha de muitas famílias para comemorar este domingo. Na Villa do Vinho Bistrô, a comemoração foi animada pela dupla de músicos Murilo Cardoso e Katiana Duarte, que apresentaram um pocket show com repertório intimista, num passeio pelo melhor da Bossa Nova e da MPB, em homenagem aos papais e suas famílias.

A família Piorski escolheu o local para celebrar a data. “O Dia dos Pais é uma data para confraternização em família e é importante não só para as famílias, mas também para a comunidade como um todo. Nada melhor que celebrar a data com os filhos, nestos e bisnetos em um ambiente acolhedor”, disse Benedito Bayma Piorski.

O proprietário do restaurante Villa do Vinho Bistrô, Werther Bandeira, conta que a casa se prepara com antecedência para a data. “Cerca de duas semanas antes já começamos a nos organizar para recebermos nossos clientes da melhor forma.
Oferecemos uma boa música, um excelente cardápio e bebidas especiais em um ambiente tranquilo, onde as pessoas podem desfrutar o almoço da melhor forma possível”, comenta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.