Artigo

Maçonaria Europeia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

Todo mundo sabe que a Maçonaria é Europeia, ela surgiu no Reino Unido. Quanto ao local exato, muitas dúvidas ainda restam, uns afirmam que ela surgiu na Escócia, outros afirmam que ela surgiu na Inglaterra. A época também é outro mistério, uns afirmam que a Maçonaria apareceu no século X, outros afirmam que foi no século XI. Muitos historiadores ainda buscam mais informações sobre a Maçonaria com o objetivo de esclarecer tudo.

A humanidade conhece pouco a Maçonaria. Dizem que ela surgiu da necessidade de se construir uma sociedade mais justa com menos desigualdades sociais. Os maçons se reúnem em células autônomas denominadas lojas maçônicas, estas por sua vez, são presididas por um venerável mestre. No Reino Unido o maçom tinha que ter influência política e social para assumir o cargo de venerável mestre, razão pela qual eram poucos que assumiam o cargo.

Por volta do século XIV, a Maçonaria passou por muitas transformações que iriam mudar os destinos da instituição para sempre. Percebe-se nesse século o surgimento de corporações de ofícios, também chamadas de guildas que eram formadas pela união de pequenos trabalhadores.

Já no século XV, a burguesia escocesa ditava os destinos da Maçonaria Internacional, sendo a principal responsável por sua expansão por toda a Europa. Muitos filósofos e cientistas famosos ingressaram na instituição durante esse século, dando-se início a novas mudanças dentro da ordem, que passou a adotar concepções filosóficas em todos os seus símbolos. Essa seria a base para a formação do iluminismo que ocorreria dois séculos depois.

Por volta do século XVI, muitos nobres passaram a ingressar na Maçonaria, foi um período em que a ordem ganhou bastante prestígio em todo o Reino Unido. Os nobres ingleses deram impulso a Ordem Maçônica que por sua vez ganhou ainda mais projeção em todo o planeta. Alguns dizem que foi nesse tempo que a entidade expandiu para a Europa Oriental.

Em 1717, foi fundada a Grande Loja de Londres, a primeira grande loja do mundo. Como todos sabem, a Burguesia e a Nobreza Inglesa viviam em briga dentro da Maçonaria, uma disputa de poder que durou décadas. Afim de estabelecer a paz, burgueses e nobres celebraram um tratado de união. Para que não houvesse mais disputas entre as lojas maçônicas escocesas (dominada pelos burgueses) e lojas maçônicas inglesas (dominada pelos nobres) foi criado um corpo regulador com amplos poderes sobre todas as lojas, assim surgiu a Grande Loja de Londres, presidida pelo Grão Mestre Anthony Sayer.

Em 1813 a Grande Loja de Londres passou a ser chamada de Grande Loja Unida da Inglaterra, ela é a mais tradicional de todas, a única com plenos poderes para estabelecer novas regras válidas para o mundo todo. Não basta exclusivamente ter vontade de ingressar na instituição. Para se tornar um maçom é preciso ser convidado por um mestre maçom. Os mestres maçons são os mais influentes dentro da Maçonaria, são os maçons mais experientes e que possuem mais prerrogativas. As iniciações na Maçonaria ocorrem todos os anos, fruto do trabalho constante dos maçons.

O Rito Escocês Antigo e Aceito é talvez o mais antigo, muito embora ainda não haja nada constatado. Ao que tudo indica o rito foi aperfeiçoado por maçons burgueses. Na época boa parte dos burgueses queriam que as antigas tradições da Maçonaria ganhassem o mundo, razão pela qual financiaram a expansão do Rito Escocês por todo o continente Europeu, a França foi a primeira a receber o rito. A essência do rito é a educação. Os burgueses se preocupavam com a educação como causa primária. Para eles sem educação não haveria progresso. A Maçonaria Escocesa se dedica ao desenvolvimento das escolas públicas.

Ubiratan João de Castro

Grão Mestre

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.