Câmara dos Deputados

Previdência: Maia quer reunir com líderes partidários neste sábado

Presidente da Câmara quer começar a organizar a votação em plenário da Reforma da Previdência, cujo texto foi aprovado na noite da quinta-feira, 4, na comissão especial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Rodrigo Maia quer organizar a votação da reforma da Previdência no Plenário da Câmara
Rodrigo Maia quer organizar a votação da reforma da Previdência no Plenário da Câmara (Rodrigo Maia)

Brasília - O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) declarou, nesta sexta-feira, 5, que pretende reunir “três, quatro líderes” neste sábado, 6, para começar a organizar a votação da reforma da Previdência no plenário.

Ele deu a informação durante entrevista pela manhã ao programa “Pânico”, da rádio Jovem Pan.

Maia já tinha afirmado que pretende iniciar o debate sobre o tema entre os deputados na próxima terça-feira (9). O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, responsável pela articulação política do governo, diz ter expectativa de aprovação da proposta no plenário, em primeiro turno, na próxima semana.

Na madrugada desta sexta, após 16 horas de reunião, a comissão especial que tratava do assunto concluiu as votações e aprovou o parecer do relator Samuel Moreira (PSDB-SP). O texto foi alterado por dois destaques: o que retirou a possibilidade de que exportações agrícolas estejam sujeitas à incidência de contribuições previdenciárias, a reoneração das exportações. O destaque também excluiu trecho que impediria a remissão ou prorrogação de dívidas fora da folha de pagamento, entre as quais as do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) e o que retirou artigo do parecer do relator que previa que policiais e bombeiros militares teriam as regras de passagem para a reserva e a de pensão por morte equiparadas às dos militares das Forças Armadas enquanto não houvesse leis específicas para as categorias.

O presidente da Câmara afirmou na entrevista à emissora que a reunião deste sábado servirá para articular a votação e contar os votos favoráveis no plenário.

Para ser aprovada, a PEC (proposta de emenda à Constituição) precisa obter 308 votos (dentre 513 deputados), em duas votações. Maia disse esperar ter a presença de 495 a 500 parlamentares na Câmara na semana que vem, para garantir que a reforma obtenha o aval dos parlamentares.

Rodrigo Maia disse ainda acreditar que a reforma da Previdência seja votada na Câmara antes do recesso de meio de ano, que se inicia no próximo dia 18.

Mais

Segundo o deputado, líderes partidários demonstraram comprometimento com essa tese, de que é importante “superar a pauta ainda no primeiro semestre”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.