após divulgação de conversas

Juízes federais pedem que Sérgio Moro seja excluído da Ajufe

Os magistrados pedem que a entidade investigue as conversas entre o ex-juíz federal e membros da Lava Jato no Ministério Público Federal, que foi revelado pelo site The Intercept Brasil

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Sérgio Moro, ministro da Justiça.
Sérgio Moro, ministro da Justiça. (moro)

BRASIL - Nessa segunda-feira (24), um grupo de 30 juízes federais pediu suspensão cautelar do atual ministro Sergio Moro das atividades associativas da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil). O grupo pede também que a entidade investigue as conversas entre o ex-juiz federal e membros da Lava Jato no Ministério Público Federal, que foi revelado pelo site The Intercept Brasil.

A diretoria da Ajufe em outubro passado aprovou o título de sócio benemérito para Moro, uma homenagem reservada para poucas pessoas, porém o título ainda não foi oficialmente concedido.

A representação encaminhada pelos juízes federais diz que o ministro deveria perder a homenagem porque entendem que a sua conduta nas conversas reveladas pelo The Intercept Brasil, vão contra os princípios éticos e às regras jurídicas que devem reger a atuação de um magistrado. Eles também afirmam que enquanto juiz, agiu de forma parcial, chegando a confundir sua atuação com a do órgão acusador, colocando em xeque a credibilidade do Poder Judiciário.

Os magistrados pedem que seja aberto um processo administrativo disciplinar pela Ajufe, conforme previsto no seu estatuto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.