Sem energia

Furto de equipamentos causa pane elétrica na Grande São Luís

Ação criminosa resultou na queda de torre da Eletronorte, em São José de Ribamar, causando interrupção do fornecimento de energia em diversos bairros da região metropolitana; danos materiais devem ser relatados à Cemar

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Ferragem retorcida da torre danificada continha sangue, possivelmente dos criminosos que estiveram no local
Ferragem retorcida da torre danificada continha sangue, possivelmente dos criminosos que estiveram no local (torre da eletronorte)

A danificação criminosa de uma das torres das Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. (Eletronorte) causou suspensão no fornecimento de energia elétrica e deixou vários bairros da Grande São Luís no escuro, na noite de terça-feira (28). Apesar de ter sido rapidamente restabelecida na maioria das áreas afetadas, a energia se manteve instável e, em alguns bairros, o religamento ocorreu durante a madrugada. De acordo com a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), a rede elétrica de 100% das áreas atingidas foi normalizada ainda ontem (29). Consumidores que verificarem prejuízos relacionados ao problema devem contatar a companhia para solicitar ressarcimento.

Equipes de engenharia da Eletronorte estiveram, ontem, no povoado Quinta da Mata, há seis quilômetros da MA-201, no município de São José de Ribamar, onde uma das torres, que integra o sistema de transmissão de rede da Central para a Cemar, foi derrubada de forma criminosa.

Partes da estrutura, localizada em área de mato fechado, foram danificadas, possivelmente para retirada de peças e posterior revenda clandestina, conforme destacou o engenheiro de manutenção da Eletronorte, Fábio Silva. “Eles estavam desmontando as peças com ferramentas adequadas, o que demonstra que eram pessoas com entendimento sobre a montagem de torres. Tiraram várias peças, possivelmente para vender”, explicou.

Segundo ele, a suspeita é de que uma peça essencial para a estabilidade da torre tenha sido atingida, ocasionando a queda. “Acreditamos que, no momento em que retiravam alguma peça estratégica para o equilíbrio da estrutura, a torre tenha tombado e se despedaçado”. No local, foram encontradas ferramentas e botas de borracha, que, conforme as suspeitas dos funcionários da Eletronorte, foram utilizadas pelos criminosos, que deixaram, ainda, rastros de sangue pelo local. Ainda conforme Silva, o desligamento automático feito pelos sistemas de proteção da linha impediu que descargas elétricas vitimassem os criminosos.

Sem energia
As consequências causadas pela queda da torre atingiram sete subestações da Cemar – Olho d’Água, Araçagi, São Francisco, Turu, Cohatrac, Maiobão e São José de Ribamar –, afetando, principalmente, os bairros Olho d'Água, Parque Shalon, Cohama, Cohajap, Jardim Eldorado, Vila Luizão, Divineia, Sol e Mar, Santa Rosa, Turu, Chácara Brasil, Planalto Turu, Cidade Operaria, Cidade Olímpica, Geniparana, Jardim Tropical, Maiobinha, Vila Riod, Recanto dos Pássaros, Nova Terra, Vila Brasil, Itapiracó, Boa Vista, Jardim Alvorada, Cohabiando, Cohatrac, Conjunto Itaguará, Planalto Anil, Trizidela, Maioba, entre outros.

De acordo com a Cemar, o problema atingiu, inicialmente, 220 mil clientes, em oito minutos, por meio de transferência de cargas, o fornecimento foi restabelecido em 80% das áreas abaladas. Durante este período, oscilações de energia foram registradas, o que teria sido causado devido a “manobras de transferência de cargas que, para serem realizadas com segurança, precisam ser precedidas de interrupções de curta duração” no fornecimento, conforme explicou a companhia. Em seguida, após as 19h35, 30 mil clientes voltaram a ficar sem energia, o que durou até as 3h da madrugada, quando o fornecimento foi normalizado em sua totalidade.

Ainda de acordo com a concessionária, nenhum prejuízo causado pela interrupção do fornecimento de energia havia sido registrado até a tarde de ontem, mas, caso haja suspeita de queima de equipamentos por danos elétricos, os consumidores devem entrar em contato com a Cemar por meio dos canais de atendimento ao cliente e seguir os procedimentos informados.

A Cemar reiterou que todo o corpo técnico da Eletronorte foi mobilizado para identificar as causas da interrupção e corrigir o problema causador assim como as equipes da companhia, que se mobilizaram para encontrar soluções normativas alternativas para normalizar o fornecimento aos clientes afetados, enquanto a Eletronorte trabalha na solução da Linha de Transmissão SLD-SLT 230kV.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.