Editorial

Turismo junino

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

A expectativa é grande em São Luís com a aproximação das festas juninas. Todos os anos, o período é considerado o melhor para a classe hoteleira e para a economia da cidade, com o aumento do número de turistas, que visitam a capital maranhense, direcionados às festas que carregam toda a cultura da região, com os grupos de bumba meu boi e tambor de crioula, além das quadrilhas, danças portuguesas e outras variedades atrativas e igualmente coloridas que encantam a todos.

Pelo menos 50 mil turistas são esperados na Ilha durante todo o mês de junho, conforme as previsões oficiais. E, desta vez, eles não estarão na cidade apenas de passagem, antes de embarcarem para Barreirinhas e Lençóis Maranhenses. Eles vêm para ficar por mais tempo e se divertir com os pandeirões e matracas, cazumbás, caboclos de fita e pena, zambumbas, índios e índias. Percorrendo arraiais e provando da tradicional comida maranhense, com o que há de melhor dos produtos da própria terra.

As atrações se revezam nos eventos programados para o período. Os arraiais se distribuem pela cidade. Embora o circuito oficial esteja disposto em apenas alguns bairros específicos, sempre há barracas em outros espaços, de maneira organizada, e com apresentações para os nativos e visitantes.

Além das atrações programadas e muito esperadas pelo público, a tradicional culinária maranhense também chama a atenção. E não há quem se furte de um bom prato de arroz de cuxá com camarão e peixe frito nos locais de festas. Há aqueles que vêm mais pela comida do que pelo evento em si, ainda que seja um dos mais belos espetáculos folclóricos do país.

E os turistas não tem do que reclamar quando o assunto são festas juninas. Há diversificação de locais e atrações. O São João do Maranhão, circuito junino oficial da capital, acontecerá de 19 a 30 de junho, no Arraial do Ipem, e na Praça Maria Aragão. Nos dias 21, 22, 28 e 29 haverá arraial especial na Praça Nauro Machado, a Praia Grande, Centro Histórico da cidade, com prévias nos dias 14 e 15.

Fora do circuito oficial, arraiais são montados no João Paulo, Largo de Santo Antônio, Cidade Operária, Cohajap, João de Deus, Anil, Cidade Operária, Liberdade e Anjo da Guarda.

No calendário de festas, além dos arraiais, estão citados o Encontro de Gigantes (7 de junho) - com bois de matraca -, Encontro de Danças Portuguesas e Manifestações Culturais (28), São Pedro (29) e São Marçal (30), Encontro de Miolos de Boi (12 de julho) e Festival de Boi de Zabumba (13).

Turistas terão muito o que conhecer e se divertir com as peculiaridades culturais maranhense. E, com certeza, depois de participarem do primeiro São João, virão ano após anos e trarão amigos e parentes. Porque, quem viu, nunca esquece e sempre quer vir novamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.