Leitores de O Estado

O jornal dos leitores, dos jornaleiros, de toda a gente

Reconhecer a importância do leitor e entender a mudança de seu perfil a partir da passagem das décadas e anos é o segredo que o bom jornal deve desvendar

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Manoel Rodrigues é leitor há 30 anos de O Estado
Manoel Rodrigues é leitor há 30 anos de O Estado (Manoel Rodrigues)

SÃO LUÍS- Em uma das inúmeras produções textuais diárias, um senhor (cujo nome infelizmente não me lembrei de registrar) fez a seguinte pergunta durante uma aparição no Centro: “O que seria dos jornais se não fossemos nós, os leitores?”. Realmente, o senhor tem razão. A pergunta é simples e, ao mesmo tempo, complexa. Reconhecer a importância do leitor e entender a mudança de seu perfil a partir da passagem das décadas e anos é o segredo que o bom jornal deve desvendar para sobreviver nos atuais tempos. É o que O Estado tem feito.

Não há jornal feito sem pensar no leitor e atribuir aos briosos jornaleiros (sim, eles ainda existem) a entrega diária das produções impressas nas casas dos fiéis admiradores de O Estado. Há três décadas, o professor Manoel Rodrigues decidiu trocar a concorrência e apostar no acompanhamento das notícias via O Estado. O “casamento” dura até hoje. “Eu não me vejo lendo outro jornal. A veracidade dos fatos, a comprovação de que de fato está se lendo uma notícia verdadeira, a diversificação dos assuntos e, principalmente, a credibilidade adquirida durante os anos”, disse.

Segundo ele, O Estado é um “extraordinário jornal”. Como leitor há tanto tempo, o mestre da arte de ensino tem uma tática para a leitura diária. “Começo pela manchete e chamadas da capa. Quando vejo um assunto que me interessa, parto para a parte interna do jornal. Ou seja, as páginas de cidade, de política e de outras editorias”, disse. Mas há aquela editoria preferida. “Como sou um leitor voraz [chega a ler até 60 livros por dia], então parto para o segmento do impresso que se pauta nos lançamentos de livros, exibição de obras de arte e outros assuntos”, disse.

A fidelidade ao principal jornal do Maranhão também se amplia a quem já era adulto quando o jornal nasceu. Dona Maria Filomena Soeiro Machado, com 92 anos, tinha 32 quando saiu a primeira publicação de O Estado. Os 60 anos do matutino também contaram com o prestígio e sabedoria da “jovem” senhora. “Eu, pra manter a minha cabeça saudável, acordo às cinco da manhã e não consigo fazer outra coisa antes de ler o meu jornal O Estado”, afirmou.

De senhoras a professores, passando por donas de casa, empresários, artesãos, agentes de limpeza, jornaleiros. Ah, os jornaleiros. Eles são privilegiados, afinal de contas, em um tempo recente eles eram os “primeiros” a saber das notícias importantes trazidas por O Estado. “Hoje em dia está mais difícil ter esta exclusividade, mas a gente ainda se surpreende”, disse José de Ribamar Campos, o “Seu Riba”, outro leitor assíduo do periódico.

Conhecido entre clientes e familiares como “Seu Riba”, ele é um dos mais antigos da função na cidade e ainda carrega o mesmo amor e dedicação à função nobre, fundamental para a manutenção do bom jornalismo impresso.

“Seu Riba” começou desde os primeiros anos de vida a demonstrar o apego à distribuição das boas informações. Aos 15 anos, ele veio do município de Alcântara para tentar vencer na capital. Como jornaleiro há 40 anos, “Seu Riba” não esconde sua predileção por O Estado. “Um jornal que se transformou, que se reinventou. Que soube se adaptar aos novos tempos e, com muita competência, ainda se mantém na crista da boa notícia”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.