O Estado 60 anos

Notícias que repercutem e transformam

Daniel Matos/ Chefe de Reportagem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Daniel Matos faz a apuração diária das notícias
Daniel Matos faz a apuração diária das notícias (Daniel Matos)

SÃO LUÍS- O Estado já publicou, em sua gloriosa trajetória, um número incontável de notícias de ampla repercussão e que, em certos momentos, foram capazes de transformar diferentes realidades. É uma característica marcante do jornal, que, em meio à velocidade atual da veiculação de informações e ao exaustivo trabalho de apuração jornalística, consegue, à custa do empenho, do talento e da qualificação da sua equipe, ser assertivo e resolutivo em abordagens diversas.

Não foram poucas as ocasiões em que O Estado foi além da missão de informar e teve atuação decisiva para o atendimento de demandas da sociedade. Digno da credibilidade de milhões de leitores, o veículo não hesita em expor a insatisfação dos cidadãos com erros e omissões da administração pública. Assuntos relacionados à esfera privada, mas de interesse coletivo, também entram em pauta com frequência.

Cidadania
Valoroso instrumento a serviço da comunidade, o jornal, não raro, transcende a função de denunciar e contribui efetivamente para que os governantes cumpram o dever que lhes foi delegado pelo povo. No noticiário, há sempre este ou aquele conteúdo destinado a fazer valer os direitos legítimos à saúde, à educação, à segurança pública, à mobilidade, entre outras garantias constitucionais. É mais do que apropriado, portanto, afirmar que O Estado pratica um jornalismo solidário, traço reforçado a cada retorno positivo das autoridades a questionamentos e reivindicações apresentados no formato de notícia.

Tem sido assim em relação às filas de espera por cirurgias em hospitais públicos, à falta de medicamentos na farmácia de medicamentos especiais do governo, à precariedade das instalações físicas de escolas, à ausência de professores em sala de aula e de policiais nas ruas. Problemas de infraestrutura nas vias urbanas e rurais, que representam graves transtornos à população, também ganham ênfase na pauta diária. Qualquer que seja a abordagem, o jornal se dispõe a atuar como mediador de respostas, com margem de êxito extremamente favorável.

Cada intervenção bem-sucedida reforça o compromisso de O Estado de aliar informação e cobrança, em prol do bem co­mum. As manifestações de gratidão de cidadãos atendidos em demandas diversas após terem relatado seus dramas à Redação serve de estímulo para a busca de mais desfechos positivos. E a cada edição, os exemplos de quão profícuo é esse trabalho se sucedem, para satisfação de toda a equi­pe, engajada não apenas à tarefa de fazer um bom jornal, mas também ao propósito de ajudar a construir uma sociedade mais justa e menos desigual.

Em suas páginas, O Estado exibe, todos os dias, recortes de uma realidade nem sempre favorável. Cientes da força do jornal como porta-voz dos anseios da coletividade, leitores recorrem à Redação em busca de respostas que, sozinhos, dificilmente obteriam. Para muitos, é a última esperança, após longa espera sem solução. Eis mais um bom motivo para comemorar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.