Os 60 Anos de O Estado Do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Arlete Nogueira e Nauro Machado: colaboradores do jornal
Arlete Nogueira e Nauro Machado: colaboradores do jornal (Arlete e Nauro)

SÃO LUÍS- O jornal O Estado Maranhão está completando 60 anos. Fundado em 1959 pelos amigos e poetas José Sarney e Bandeira Tribuzi, veio à luz num instante em que nos empenhávamos, ao lado das Oposições Coligadas, contra a permanência do vitorinismo no Maranhão. Devo dizer que eu já vinha escrevendo esporadicamente nos jornais, acompanhando minha mãe, que publicava suas crônicas e poemas nos periódicos de São Luís desde 1929, quando tinha apenas 21 anos. Eu, justamente, começava a fazê-lo com a mesma idade, naquele final dos anos de 1950. Depois, com Nauro, tornamo-nos assíduos frequentadores da redação de O Estado do Maranhão, levando o que escrevíamos para que fosse publicado. Acompanhamos o crescimento do jornal, a implantação de suas instalações, a composição do corpo redacional e dos técnicos operacionais, o estabelecimento do espaço e sua importância.

Quantas noites, indo com Nauro, permanecíamos ali um tempo maior, conversando com Tribuzi. Ele, com aqueles óculos e de cigarro à boca, parece que estou a vê-lo, pedindo que ficássemos mais um pouco, conversando sobre poesia. Foi numa daquelas noites, em 1977, que tive a ideia de homenageá-lo pelos seus 50 anos. Ali, sempre fomos bem recebidos, sem qualquer sonegação de espaço e gentileza. O Estado do Maranhão manteve, durante certo tempo, um espaço destinado a um grupo de escritores com memoráveis artigos dotados de consistente domínio intelectual e de lúcida consciência crítica.


Cultura
Nos últimos anos, criou e mantém um suplemento, o Alternativo, para acolher, dentro da disponibilidade de seus espaços, a produção dos artistas e escritores maranhenses, possibilitando sua divulgação e a divulgação de eventos culturais da cidade, fazendo-o sem discriminações. O Estado do Maranhão resta atuando, como alguns poucos jornais brasileiros, numa estoica resistência, dentro do atual panorama nacional, destacando assuntos que lhe permite benéfica interlocução com seus leitores, mantendo-os informados e preservando uma ética e dignidade que se fazem necessárias.

Estou certa que continuará nessa linha para o bem de seus leitores, ávidos que estamos de informações e orientações sob ajuizamentos cada vez mais criteriosos. São os meus votos nestes 60 anos de O Estado do Maranhão, cumprimentando todos aqueles que, trabalhando ali, possibilitam a sua circulação diária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.