Jornalismo online

Na velocidade da notícia

Apuração precisa e acelerada para atender ao leitor cada vez mais exigente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Liga O Estado é o primeiro programa esportivo exclusivamente para a internet no Maranhão
Liga O Estado é o primeiro programa esportivo exclusivamente para a internet no Maranhão

SÃO LUÍS- “Em um mundo onde as notícias falsas são disparadas a todo momento, o jornalismo de qualidade tem uma importância necessária ao disponibilizar as informações”. Essa é a avaliação de Cíntia Araújo, coordenadora de conteúdo do Imirante.com e O Estado Online.

Esse é o desafio do jornalista que atua nas plataformas on-line. “O site é atualizado praticamente 24 horas. Recebemos muitas pautas dos internautas/leitores e fazemos o trabalho jornalístico de checagem dos fatos, indo in loco, procurando os órgãos competentes, enfim, buscando a veracidade dos fatos antes de postarmos. Após esse processo, disparamos a notícia em nossas redes sociais para serem compartilhadas pelos nossos seguidores”, destaca Cíntia Araújo, que complementa que a maior participação dos veículos de comunicação no universo virtual foi uma demanda das próprias mudanças da sociedade.

Além das notícias do cotidiano, Cíntia Araújo enfatiza a importância de integrar o leitor dentro do processo de produção de notícias. Utilizando como ferramenta o conceito de Jornalismo- Cidadão, no qual o leitor colabora com o conteúdo deixando comentários nas redes sociais do jornal com sugestões de reportagens ou denúncias.

Além de interações e atualizações frequentes das informações no site, O Estado sempre tem produzido programas exclusivos para o conteúdo on-line, como por exemplo, o Liga O Estado, que é o principal programa esportivo da internet maranhenses e O Papo Alternativo. “Também trabalhamos com eventos especiais, como eleições, no qual exibimos nosso programa Sabatina O Estado, com análises do cenário político. Uma coisa legal de frisar neste contexto é o nosso caderno Enem, no qual disponibilizamos uma série de conteúdos voltados para a galera que vai prestar o exame. Com professores renomados do mercado maranhense e video-aulas exclusivas com os principais assuntos cobrados no Enem”, contou.

Papo Alternativo é uma ampliação do Caderno Alternativo
Papo Alternativo é uma ampliação do Caderno Alternativo

Papo Alternativo
Trazer dicas culturais, entrevistas e análises sobre temas importantes relacionados à arte e à cultura. Essa é a proposta do programa Papo Alternativo, que estreou no dia 1º de março e é uma proposta ampliada do caderno impresso que tem como repórteres, os jornalistas Carla Melo e Evandro Júnior.
Produzido e apresentado pelos jornalistas Bruna Castelo Branco e Emmanuel Meneze, registrado pelo fotojornalista Paulo Soares e com comentários musicais de André Nadler, o programa é exibido todas as sextas-feiras no site e também no Instagram.

“O Alternativo é um caderno que tem um público fiel, e o programa surgiu pela necessidade de trazer algo a mais para esse leitor”, destaca Bruna Castelo Branco, editora do Alternativo.
Para Emmanuel Menezes, é uma iniciativa que vem complementar ainda mais a atuação do caderno em sua versão impressa. “O Alternativo já é um caderno consagrado no entretenimento maranhense, um caderno amplo no que diz respeito à cultura e ao entretenimento. Para além de quem gosta de ler a versão impressa, o Papo Alternativo é uma nova opção de ficar por dentro daquilo que vai rolar”, definiu.

Liga O Estado
Os internautas e assinantes de O Estado que curtem esportes têm à disposição um conteúdo produzido especialmente para eles. O programa Liga O Estado – que no dia 12 de março de 2019 completou um ano no ar – discute semanalmente assuntos ligados ao esporte local, nacional e internacional. Além do futebol maranhense, os debates também se voltam para outras modalidades, como basquete, vôlei, automobilismo, futebol americano, entre outras.

Para testar a audiência, o programa promove enquetes e oferece sorteios, contando sempre com a participação dos internautas ou assinantes. Além do time de comentaristas (Thiago Bastos, Priscille Damous, Gustavo Arruda e Eduardo Lindoso), a Liga O Estado também é feito pela equipe técnica (Lucas Vieira, André Nadler e Luciano Dias), responsável pela montagem do estúdio, da estrutura de som e edição.

O programa vai ao ar, com conteúdo exclusivo para assinantes de O Estado, sempre às terças-feiras, a partir das 18h. O programa é veiculado no site oficial do periódico, com um resumo divulgado nas redes sociais: Instagram, Twitter e Facebook. Como o programa é feito em parceria com o portal Imirante.com, todas as edições também são publicadas nas plataformas do Imirante.“Criamos o programa com o intuito de aproximar ainda mais a editoria de esportes de O Estado com esse novo leitor, que é o internauta. Com o jornalismo cada vez mais inserido nesse contexto tecnológico, nós chegamos à conclusão que não poderíamos manter nosso conteúdo produzido apenas no jornal impresso e no site, em forma de texto. Precisávamos apresentar esse material também em vídeo, e a Liga O Estado foi a maneira que encontramos”, comentou Eduardo Lindoso, editor de Esporte de O Estado.

Além da participação dos comentaristas fixos, e dos internautas, por meio das redes sociais, entrevistados também fazem parte do leque de conteúdo apresentado semanalmente pela Liga O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.