Repórteres O Estado

Desafios e conquistas da nova geração

Dedicação de novos profissionais no dia a dia da redação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Monalisa Benavenuto e Igor Linhares integram a nova geração do jornal
Monalisa Benavenuto e Igor Linhares integram a nova geração do jornal (monalisa e igor)

SÃO LUÍS- Junto às suas seis décadas de história e atuação dedicada à informação, O Estado carrega a trajetória de diversos profissionais engajados e comprometidos com a missão jornalística, hoje, reconhecidos como grandes personalidades da comunicação do Maranhão. Num momento de renovação do jornalismo, onde o virtual e o digital ocupam espaço cada vez mais amplo no meio comunicacional, o jornal aposta na geração Y – também chamada geração do milênio, da internet, ou Millennials –, incorporando novos nomes ao seu time profissional, dinamizando e possibilitando adaptabilidade ao sistema mais tradicional do jornalismo, o impresso.

No total, 32 profissionais – entre repórteres, editores, colunistas, fotojornalistas e revisor – fazem parte da equipe atual do jornal. Dentre eles, jovens da nova geração da comunicação, que revolucionam o fazer jornalístico e, ao mesmo tempo, mantêm intacta a missão de sempre e a proposta inicial de O Estado: o compromisso com a verdade. Além dos aprendizados adquiridos junto aos profissionais mais experientes, apresentam, no dia a dia do trabalho, novas ferramentas, conhecimentos e técnicas, reforçando a visão da redação como local de compartilhamento de sabedorias.

Para os jovens repórteres, compor a equipe do jornal ultrapassa a sensação de realização profissional e atinge as conquistas pessoais, tanto pelo reconhecimento que o veículo possui quanto pela vasta lista de nomes que, ao longo dos anos, passaram pela mesma redação. Há quase dois anos integrando a equipe da editoria de Cidades, o repórter Igor Linhares conta a experiência adquirida com o cotidiano da carreira e a conquista em poder desenvolver suas habilidades num veículo que foi campo de trabalho para grandes personalidades políticas e literárias do estado e, até mesmo, do país.

“Aos 22 anos, é um privilégio trabalhar em um jornal como O Estado, que possibilita unir o fazer jornalístico tradicional a novas ferramentas advindas com a revolução tecnológica e, para tudo isto, o que não falta é inspiração, a saber que grandes escritores como o ex-presidente da República, José Sarney, e Bandeira Tribuzi, também fundadores do periódico, estiveram onde, atualmente, eu e outros colegas de trabalho estamos”, declara.

Recém-chegado ao jornal, o também repórter Emmanuel Menezes faz parte do time da nova geração. Aos 23 anos, integra a equipe da Editoria de Cidades e apresenta o Papo Alternativo ao lado de Bruna Castelo Branco.

Transformações
A par das transformações, também se mantiveram as editorias de Política e Polícia, esta última escrita diariamente pelo repórter Ismael Araújo, que chegou à equipe há cinco anos, contemporâneo da expansão de O Estado ao meio digital. “Além de me adaptar à linha editorial do jornal, precisei me integrar à linguagem on-line, pois chegamos juntos à redação. Foi um desafio enriquecedor para a minha carreira”, contou Araújo. Sentimento compartilhado por Ronaldo Rocha, outro novo nome do jornalismo maranhense.

Ele chegou ao jornal ainda durante a graduação, como estagiário no caderno de Cidades. Com o passar dos anos e a bagagem adquirida, hoje é repórter da editoria de Política. “A internet passou a ser uma ferramenta de trabalho. Das redes sociais, conseguimos extrair recortes para reportagens. Programas específicos para o portal de notícias foram criados. É um universo completamente diferente. Sempre ouvi na redação que jornalismo é dinâmico”, revela.

Tanto os mais experientes quanto a nova geração passam pela rotina frenética do jornalismo impresso do veículo de maior abrangência do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.