Cultura Popular

Boi de Santa Fé se apresenta nesta quinta, 26, no Centro Cultural Vale

Grupo é representante do sotaque da Baixada e se apresentará às 19h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Cazumba é um dos personagens mais característicos do Boi de Santa Fé
Cazumba é um dos personagens mais característicos do Boi de Santa Fé (Boi de santa fe)

São Luís - Um dos grupos de bumba meu boi mais tradicionais do estado, O Boi de Santa Fé é representante do sotaque da Baixada e encanta a todos nos terreiros de São João. Foi fundando em 1988 por Zé Olhinho, natural de São Vicente Férrer, e seus colegas da Baixada Maranhense, que se estabeleceram em São Luís na década de 50, trazendo para o Bairro de Fátima suas batidas, passos, instrumentos, indumentárias e personagens. O grupo se apresenta nesta quinta, 26, às 19h, no Centro Cultural Vale Maranhão (Praia Grande).

O sotaque da Baixada é embalado pela percussão que reúne pandeiros, caixas, tambores-onça, maracás e pequenas matracas. Seu personagem mais característico é a Cazumba, mistura de homem e bicho, que traz um chocalho na mão e requebra as cadeiras avantajadas, vestindo uma bata comprida ricamente bordada, uma máscara de madeira (queixo) e cabeças esculpidas, cada vez vez mais elevadas (as caretas). O Boi de Santa Fé reúne um impressionante conjunto de cazumbas (que chega a reunir 40 integrantes), que se embalam com as toadas de Zé Olhinho. O esplendor visual de suas apresentações são algumas das joias do Santa Fé, ao lado de seu conjunto de percussionistas e brincantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.