Faccionados

Líderes de facção criminosa são presos pela SHPP na Ilha

Os detidos são acusados de homicídios e assaltos a coletivos na Ilha; no interior, um casal foi preso pelo assassinato de uma idosa por dinheiro

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

SÃO LUÍS - Líderes de uma facção criminosa acusados de assassinatos e assaltos a coletivos na Ilha, Kailan Trindade Viana, o Rugal, e André dos Santos Aires, foram presos ontem em cumprimento de uma ordem judicial por uma equipe da Superintendência Estadual de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP).

A polícia informou que a dupla foi presa na Região Metropolitana de São Luís e conduzida para a sede da SHPP, na Beira-Mar, onde prestou esclarecimentos e em seguida foi levada para o Complexo de Pedrinhas.

Ainda de acordo com a polícia, Kailan Viana é considerado o “disciplina” da facção criminosa e teria participado dos assassinatos de Carlos Lisboa do Vale e Diego Aguiar Soares, ocorridos no dia 8 de setembro do ano passado. Enquanto, André dos Santos, em companhia de Bruno Verde, teria assaltado um coletivo na capital, no 13 de julho do ano passado, mas é suspeito de participação em assalto a ônibus nos últimos três meses.

Outras prisões

Já no interior, Francisco Martins Santana, o Félix, e a sua esposa, Maria da Conceição Costa Lima, foram presos ontem na cidade de Santo Antônio dos Lopes acusados de homicídio qualificado. A polícia informou que o casal teria assassinado a idosa Antônia Martins Santana, no povoado Nova Demanda, zona rural dessa cidade no dia 21 de junho de 2016, de quem teria roubado R$ 6 mil. A vítima era mãe de Francisco Martins.

Também, ontem, foi preso Francisco Ivaldo Silva, de 39 anos, na cidade de Santa Inês, acusado de violência sexual. O delegado da cidade, Élson Ramos, disse que o detido foi apresentado na delegacia e em seguida, encaminhado para a unidade prisional.

Motel

Em São Luís, uma Guarnição do Batalhão Tiradentes prendeu na noite desta terça-feira, 9, Raquel de Jesus Serra, de 34 anos, acusada de furtar um motel, no bairro do Cohafuma. Com ela os militares encontraram vários produtos eróticos em uma mochila.

Também na noite de terça-feira, 9, dois homens, foram conduzidos para o plantão de Polícia Civil na capital, acusados de não terem quitado as despesas feitas em um motel, na área da Cidade Operária. Segundo a polícia, eles foram liberados após o pagamento da dívida pela esposa de um dos detidos.

Bando

Sete criminosos suspeitos de assaltarem estabelecimentos comerciais da capital. As prisões foram realizadas nos bairros Coroadinho, João de Deus e Vila Isabel Cafeteira. A polícia informou, que após cometer a ação criminosa, o bando postava fotos e vídeos nas redes sociais ostentando, armas, drogas e pertence das vítimas que foram vítimas da ação. Além disso, fotos das reuniões dos criminosos eram divulgadas em perfis nas redes sociais. O grupo também é suspeito de ter participado do assalto a agência dos Correios da cidade de São Bento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.