Devoção

Celebrações marcaram o Dia de São José no santuário de Ribamar

Seis missas foram realizadas na Cidade-Santuário, além de uma procissão, que encerrou o novenário

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Missas aconteceram durante todo o dia de ontem, em S.J. de Ribamar
Missas aconteceram durante todo o dia de ontem, em S.J. de Ribamar (missa Ribamar)

SÃO LUÍS - A celebração religiosa de São José teve sua primeira festa do ano encerrada ontem (19), com o tradicional novenário, que ocorre todo mês de março, em seu santuário na cidade balneária São José de Ribamar, região metropolitana da Grande Ilha. As festividades ao santo são celebras quatro vezes durante o ano, sendo o novenário de março a primeira.

Ontem, a Igreja celebrou a solenidade de São José como padroeiro universal. Foram realizadas cinco missas na Igreja de São José de Ribamar, além de uma procissão, que encerrou os trabalhos do novenário no final da tarde, com uma celebração especial na Concha Acústica.

O tema escolhido para o novenário 2019 é “Fé Cristã e trabalho em prol do direito e da justiça social”, que faz alusão à Campanha da Fraternidade, que tem como tema “Fraternidade e políticas públicas”, e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is. 1, 27). “Olhando para a figura bíblica de São José como homem justo, dedicado à família e vida em sociedade, o santuário quer inspirar nos romeiros e devotos a defesa da vida e da justiça social”, diz padre Cláudio Roberto, reitor do santuário.

O padre Gutemberg Feitosa, vice-reitor do santuário, conta que desde o amanhecer a multidão de fiéis peregrinou ao santuário, e o movimento persistiu durante todo o dia. “A missa das 6h mostrou isso. O número de fiéis só aumentou durante todo o dia, firmes para celebrar São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão, em sua primeira festa do ano”, explica. O padre Cláudio Roberto presidiu a segunda missa do dia, às 8h30, além de batizados, bênção de carros, e do louvor a São José.

Em maio, a cidade comemora o Tributo ao Carpinteiro; em setembro, será realizado o Grande Festejo do Padroeiro do Maranhão; e, por fim, em dezembro, é realizado o Tríudo da Sagrada Família. Todas essas festividades, que ocorrem quatro vezes no ano, fazem parte das Festas do Padroeiro.

Dia 19 de março, dia de São José
Em 1621 o Papa Gregório XV oficializa e dedica o dia 19 de março à São José e, em 1642, o Papa Urbano VIII, por sua vez, confirma as comemorações. Foi declarado Patrono da Igreja Universal pelo Papa Pio IX em 1870 e sua festa solene celebrada anualmente neste dia. Reconhecido pela Igreja como patrono universal, São José é lembrado como modelo de justiça e fidelidade aos planos de Deus; ainda, é considerado patrono da boa morte, isto, pois, teve a sorte de morrer acompanhado e consolado por Jesus e Nossa Senhora.

Romaria dos Coroinhas
Santuário Arquidiocesano realizou no sábado (16), a quarta edição da Romaria dos Coroinhas. A romaria é uma proposta do Santuário para o movimento dos coroinhas nas 55 paróquias da Igreja local. O Santuário quer despertar os adolescentes e jovens para o serviço do altar e, em atenção ao magistério do papa São João Paulo II, que pediu: “cuidai especialmente dos coroinhas, que são como um 'viveiro' de vocações sacerdotais”, fomentar a vocação para o sacerdócio, dos jovens, e para a vida religiosa, das jovens.

A romaria, que ocorre desde 2015, reúne coroinhas de diferentes foranias que compreendem paróquias da Grande Ilha e da região continental da Arquidiocese. O Santuário São José de Ribamar e a Arquidiocese de São Luís, em comunhão com a Articulação Arquidiocesana dos Coroinhas, promovem o evento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.