Transporte comprometido

Buracos e lama comprometem tráfego em quatro bairros da Ilha

Principais reclamações surgiram de moradores dos bairros Alto do Turu, Jardim Turu, Parque São José e Parque Vitória, onde situação é considerada caótica, sobretudo quando chove na capital

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

[e-s001]Um completo descaso é visto on­de deveria haver ruas e calçadas de vias em bairros como Alto do Turu, Jardim Turu e Parque São José, todos localizados nos arredores do Parque Vitória, fazendo parte do município de São José de Ribamar. O período de chuvas ape­nas intensificou o problema.

As principais vias dos bairros citados estão em condições de extrema precariedade. Os buracos nas vias são fundos e causam danos a motociclistas e carros de passeio. Além disso, a lama é outro fator que agrava a situação.
Adailton Arouche, mototaxista de um posto que fica localizado na Avenida Principal, no Alto do Turu, conta que o descaso com o local tem dado aos moradores locais mais prejuízos do que lucros com seus serviços. “Ninguém bus­ca mais o serviço de nenhum comércio aqui na região, por con­ta das dificuldades para chegar ao local. Até mesmo aqui no pos­to nós estamos tendo algumas dificuldades financeiras”, diz o trabalhador. O mototaxista reforça que em algumas áreas a situação é ainda mais precária por causa de trabalhos inacabados da companhia de abastecimento de água e esgoto do município.

Veículos dos mais diversos apresentam problemas diários ao passarem pela via. São vários que ficam atolados ou acabam saindo do local com algum tipo de dano. Moradores registraram, na última semana, um caminhão de carroceria que transportava uma betoneira ficou atolado em um enorme buraco. Foi preciso a ajuda de mais de três homens para conseguir fazer o veículo sair da cratera.

[e-s001]Problemas de transporte
Não só os veículos particulares sofrem com a situação crítica de ruas e avenidas dos quatro bairros citados acima. Moradores que precisam utilizar do transporte público também estão passando por diversos imprevistos ocasionados pelas chuvas.

A estudante Sarah Bianca, que mora no Parque São José, revela que a única linha de ônibus que faz rota em seu bairro teve de alterar a rota por não conseguir passar na principal via de seu bairro. “Hoje, o ônibus nos deixa na Rua da Vitória. É uma péssima situação, porque ficamos bem distantes de onde deveríamos des­cer, de fato. Além disso, temos que atravessar andando por toda a lama e enfrentar, também, o perigo”, explica.

A via que dá o principal aces­so ao bairro é a Rua dos Engenheiros, que também está em estado calamitoso. A moradora ain­da explica que durante o verão o bairro sofre com um problema sério, que é a poeira. Durante o inverno, a situação muda para lama e buracos. “Não sabemos mais como recorrer. O meio mais fácil que a gente tem para realizar reclamação são as redes sociais, e quando fazemos isso a Prefeitura simplesmente nos bloqueia das redes”, completa a menina.

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São José de Ribamar, que explicou que os bairros relacionados estão contemplados num plano de pavimentação de ruas e avenidas dos mais de 40 bairros ribamarenses, plano este que já estava com financiamento garantido por meio da Caixa, que, infelizmente, foi reprovado por nove vereadores do município.

Entretanto, a Prefeitura está buscando alternativa para reativar o plano que garantirá a pavimentação de mais de 60 quilômetros de asfalto. Em paralelo a esse projeto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Recuperação da Malha Viária, têm programado ações de melhorias no revestimento primário das ruas sem pavimento, para serem executadas assim que cessar o período chuvoso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.