Infraestrutura

Buracos e lama deixam Cruzeiro de Santa Bárbara intrafegável

Situação de caos aumentou mais ainda com a chegada do período chuvoso e algumas vias estão intrafegáveis por causa do lamaçal, dificultando o tráfego de veículos

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Se não bastassem os buracos, com a chegada das chuvas, o Cruzeiro de Santa Bárbara está cheio de lama
Se não bastassem os buracos, com a chegada das chuvas, o Cruzeiro de Santa Bárbara está cheio de lama (Santa Bárbara)

A situação das vias no Cruzeiro de Santa Bárbara, área rural da capital, está caótica, principalmente, após a chegada do período chuvoso. As principais avenidas e ruas vicinais estão tomadas por crateras e lamaçal. Problema está dificultando a circulação de veículos e de moradores, pela localidade.

Logo na avenida de acesso ao bairro é possível encontrar vários veículos desviando de buracos e do lamaçal, o que provoca congestionamentos. A situação é mais complicada para os ciclistas e motoqueiros. Eles são obrigados a fazerem zigue-zague pela via para evitarem cair em uma das crateras ou até mesmo sofrer algum tipo de acidente.

O motociclista Cláudio Mendes, de 34 anos, disse que ao transitar por esse trecho o condutor deve ter muita cautela. “Passo, com muita atenção para não cair na lama. Presenciei vários acidentes, e motoqueiros até mesmo quebrar uma parte do corpo”, contou Cláudio Mendes.

Antônio Pereira, de 56 anos, ressaltou que o trecho é perigoso, por ficar nas proximidades de uma vila onde a ocorrências de brigas de facções rivais. “O motorista é obrigado reduzir a velocidade do carro ao passar por esse ponto esburacado, então, nesse momento acaba virando alvo de criminosos”, esclareceu o morador.

Mais crateras
O cenário é o mesmo em uma outra estrada dessa localidade, a Avenida São Jerônimo, que dá acesso a vários povoados da zona rural de São Luís como Coquilho, Tajaçoaba, Bom Jardim e outros. A via está tomada por buracos e quase intrafegável, com lamaçal e a maioria das residências está com as paredes da frente e calçada cobertas de sujeira.

No começo da avenida há uma placa de obra de serviço de recuperação do local. Ainda existem informações sobre a da do início do serviço dezembro do ano passado, valor orçado no valor de R$ 38. 971.139,60 e a obra deve ser executado no prazo de nove meses. Mas, na manhã de ontem, segundo os moradores, nenhum operário estava no local. “Moro nesse bairro há anos e, no período de chuva, ficamos praticamente ilhados. Colocaram as placas de obra, mas, nesta quarta-feira não olhei nenhum trabalhador nessa via”, reclamou Custódio Martins, de 60 anos.

Abandonada
Uma obra de construção de uma galeria, na Rua Militar, de acordo com os moradores, foi abandonada. No local há tubos de plásticos, canos, estacas de ferro, água escorrendo, lama e várias crateras. José Pereira, de 42 anos, disse que esse serviço começou a ser feito no mês passado e há uma semana os operários desapareceram da localidade. “Eles cavaram a rua e abandonaram o material na via”, afirmou o morador.

O outro morador, Expedito Sousa, de 65 anos, mostrou que a rua está tomada de buracos e lamaçal. Os veículos deixaram de transitar por essa rua e estão passando pela Rua do Cemitério. “O local está um caos e os buracos estão bem próximos a várias residências. Isto é um grande perigo, principalmente, no decorrer deste período chuvoso”, contou Expedito Sousa.

Piçarra
A rua da Brasília, que é a via em que os coletivos estão passando é de piçarra. Domingos Santos, de 59 anos, disse que devido à interdição da avenida São Jerônimo, na semana passada, os ônibus passaram a circular nessa via de piçarra tomada de lama.

Ele também comentou que no começo dessa semana operários realizaram uma raspagem na via, mas até o momento não foi pinchada. “A lama e os buracos estão tomando por toda a extensão da avenida e caso não seja pinchada vai ficar intrafegável”, alertou o morador.

Serviços
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou ontem, por meio de nota, que está com ampla frente de serviços na região da Santa Bárbara. Está em andamento a implantação de 12 km de drenagem profunda que vai beneficiar diversas vias como a Rua da Brasília, Avenida São Jerônimo, Avenida da Saudade, Rua Militar, entre outras.

A Semosp ressaltou que está com três frentes de trabalho na área: na São Jerônimo, que teve acesso bloqueado devido à escavação que está sendo executada na via; na Avenida da Saudade, assim como na Militar onde os serviços também estão em andamento. Os trabalhos estão sendo executados de acordo com as condições climáticas. Após as obras de implantação do sistema de drenagem as vias serão asfaltadas. Sobre os buracos e lama nas vias, a Secretaria comunica que será feito serviço mecanizado para melhorar a mobilidade, com o andamento das obras nesse período de chuvas rigorosas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.