Indígena

Em tentativa de assalto, dois índios são mortos a tiros na BR-226

Fato teria ocorrido na reserva Cana Brava, entre as cidades de Barra do Corda e Grajaú; outros dois foram baleados e levados para o hospital de Barra do Corda

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

Barra do Corda - Os indígenas Pedrinho Lopes Guajajaras, o Drogas; e Ocildo Duruteu Tomaz Guajajaras foram mortos na madrugada desta Segunda-Feira de Carnaval, 4, na reserva Cana Brava, no trecho da BR-226, entre as cidades de Grajaú e Barra do Corda. Segundo a polícia, além dos dois mortos, mais dois índios, Vicente Olimpo Guajajaras e Pinipimimo, foram baleados. Eles são acusados de estarem roubando nessa localidade. Há informações de que os índios já tinham passagem pela justiça por assaltos e tráfico de drogas. A polícia também registrou ontem um assassinato em Bacurituba e a vítima foi Leonardo de Jesus Nascimento, de 22 anos.

A morte dos índios está sendo investigada pela Delegacia Regional de Barra do Corda, que é coordenada pelo delegado Renilto Ferreira. O policial declarou que os índios estavam praticando assaltos nessa região do interior do Maranhão, abordando veículos de passeio e de carga.

Um dos motoristas ao ser atacado, reagiu. Houve troca de tiros e os quatro indígenas foram atingidos. Pedrinho Lopes e Ocildo Duruteu morreram no local e os seus comparsas foram levados para o hospital de Barra do Corda, e não correm risco de morte.

Os corpos das vítimas foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz para a autópsia e o resultado será encaminhado para a Polícia Civil. Há informações de que Pedrinho Lopes respondia pelos crimes de roubo qualificado, associação criminosa, corrupção de menores, tráfico de entorpecente. Havia um mandado de prisão em aberto em seu desfavor.

O delegado informou, ainda, que os assaltos nas rodoviais estaduais e federais, que passam pela região indígena, estão sendo diários e os alvos são motoristas. No último dia 28, uma carreta tombou e acabou saqueada após o seu condutor ter tentado fugir de uma ação de criminosos.

O motorista desse veículo de carga ao perceber que seria assaltado, começou a fazer manobras rápidas na BR-316 e acabou perdendo o controle do veículo e tombou às margens da rodovia. A polícia informou que populares, que passavam pelo local, levaram a carga.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) afirmou, ainda ontem, por meio de nota, que os dois indígenas foram mortos na área da reserva Cana Brava. A informação de que os indígenas estariam envolvidos na prática de assaltos e teriam sido baleados por vítimas armadas na hora da abordagem, ainda está sendo investigada. O inquérito foi instaurado na Delegacia Regional de Barra do Corda.

Mais morte

A polícia também está investigando o assassinato de Leonardo de Jesus Nascimento. De acordo com a polícia, ele foi baleado no peito e nas costas ontem, no povoado Iraque, zona rural de Bacurituba, por homens não identificados, que fugiram em um veículo preto.

A vítima ainda foi levada por populares para o hospital de São Bento, mas morreu antes de ser submetido a tratamento cirúrgico. O corpo após ser autopsiado foi liberado para os familiares. Até o começo da noite de ontem não havia registro de prisão dos acusados e também não foi divulgado a motivação desse crime.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.