VIAGENS

Foliões movimentam Ponta da Espera em direção à Baixada

Na manhã de sexta-feira(1º), ferries saíram cheios com destino ao Terminal do Cujupe; Pinheiro é o município mais procurado pelos foliões

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Viagens-extra podem garantir o Carnaval no interior do estado
Viagens-extra podem garantir o Carnaval no interior do estado (ferry boat)

O movimento de passageiros com destino ao interior do estado foi intenso durante a manhã de sexta-feira (1º), no Terminal da Ponta da Espera, em São Luís. O município de Pinheiro é o mais procurado pelos foliões e, de acordo com as empresas Servi-Porto e Internacional Marítima, a expectativa é de que neste sábado (2) seja o dia com maior fluxo de passageiros saindo da capital maranhense. Pelo menos 20 mil pessoas devem embarcar nos ferry-boats que partem da Ponta da Espera e Cujupe durante todo o feriado. Quem deixou a compra de bilhetes para a última hora contará com viagens extras que serão definidas conforme a demanda de passageiros.

Mesmo enfrentando filas para a compra de passagens e seguindo um percurso consideravelmente longo até o destino final, os foliões que seguiram em direção à Baixada Maranhense nesta sexta-feira (1º) se mantiveram no ritmo da folia. Alguns já devidamente equipados com fantasias e adereços carnavalescos. A enfermeira Elizandra Castro, assim como a grande maioria dos foliões que passara pelo Terminal da Ponta da Espera na manhã de ontem, escolheu a cidade de Pinheiro para curtir as festas momescas e se programou desde cedo para evitar contratempos.

“É meu segundo ano de Carnaval em Pinheiro e no ano passado acabei dependendo das viagens extras para chegar até lá porque, como é costume do brasileiro, deixei para resolver de última hora. Agora que já sei como funciona, me organizei e programei com os meus amigos para comprarmos as passagens no mês de janeiro e garantir uma viagem tranquila, com antecedência, porque muita gente viaja no sábado de carnaval. Com tudo dentro do planejado, é só partir pro abraço e curtir as festas”, contou.

De acordo com o gerente-geral da Internacional Marítima, Ruben Colina, o fluxo de passageiros durante a manhã de sexta-feira estava dentro do esperado e bem semelhante ao do mesmo período do ano passado. Mas a situação deve mudar durante todo o dia de hoje, quando a maior parte dos foliões costuma embarcar devido aos compromissos com trabalho, escolas e universidades.

“Ontem [28] fizemos duas viagens extras e hoje, até o momento, está tranquilo. Em comparação ao ano passado, estamos praticamente iguais, mas a partir de amanhã começa o movimento maior, assim como no domingo. Nós esperamos que cerca de 20 mil pessoas passem por aqui durante os dias de Carnaval, já que as embarcações saem com uma média de 500 a 700 passageiros. Então, estamos nos preparando para muitas viagens extras, que serão definidas de acordo com a demanda, porque muita gente deixa para a última hora, tanto para a ida quanto para a volta”, ressaltou.

O Terminal de Passageiros Ponta da Espera opera com duas empresas – Serviporto e Internacional Marítima -, que fazem 24 viagens diariamente, transportando, em média, cerca de 2.800 pessoas e 450 automóveis. Com os feriados prolongados e datas especiais, como o caso do Carnaval, o número de pessoas transportadas são, em média, 18 mil passageiros e cerca de 1.800 carros, diariamente. De acordo com a demanda, e conforme Portaria nº 44, de 24 de junho de 2015, as empresas podem realizar 20 viagens extras, obedecendo horários estabelecidos e com intervalos de uma hora, iniciando às 2h e finalizando às 21h.

Fiscalização
Durante os dias de festas, equipes da Capitania dos Portos, Agência Estadual de Transportes e Mobilidade Urbana (MOB) e do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) realizarão ações de fiscalização em diversos setores relacionados ao transporte de passageiros aquaviário. Desde a compra de bilhetes às condições de embarcações, lanchonetes e banheiros instalados nos ferrys e demais meios de transporte. Os consumidores que identificarem problemas ou, de alguma forma, sentirem-se lesados, devem procurar os órgãos por meio dos canais de comunicação para oficializar as denúncias.

Capitania dos Portos: 0800-098-8432
MOB: (98) 3254-0347
Procon: (98) 3261-5100 ou pelo App Procon MA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.