Boletim médico

Tomografia de Bolsonaro detecta pneumonia

Porta-voz diz que médicos acrescentam novo antibiótico para conter quadro de pneumonia, que tem causa bacteriana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Planalto divulgou foto de Bolsonaro fazendo caminhada no hospital
Planalto divulgou foto de Bolsonaro fazendo caminhada no hospital (Divulgação)

SÃO PAULO - O presidente Jair Bolsonaro (PSL) teve episódio isolado de febre E foi submetido à tomografia de tórax e abdome que evidenciou "boa evolução do quadro intestinal e imagem compatível com pneumonia", segundo boletim médico divulgado na tarde de ontem (7) pelo Hospital Albert Einstein.

De acordo com o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, exames detectaram que a pneumonia tem causa bacteriana. Um novo antibiótico foi incluído no tratamento de Bolsonaro para ser administrado por sete dias.

Ainda segundo o boletim, "foi realizado um ajuste na antibióticoterapia e mantidos os demais tratamentos. Continua sem dor, com sonda nasogástrica, dreno no abdome e recebendo líquidos por via oral em associação à nutrição parenteral". Bolsonaro realizou exercícios respiratórios e caminhou no corredor. "Por ordem médica, as visitas permanecem restritas".

Segundo o porta-voz Otávio do Rêgo Barros, "o estado de saúde do presidente é o esperado dentro desse pico térmico que ele acometeu na noite de ontem. Por precaução os médicos fizeram exame de imagem, incluso tomografia por contraste. O pulmão tinha uma imagem que era compatível com pneumonia".

"O presidente vem recebendo administração de antibiótico de amplo espectro. Médicos optaram por acrescentar uma nova medicação. Esta ação vai debelar essa pneumonia que foi encontrada em seu pulmão."

Segundo Rêgo Barros, a temperatura febril do presidente chegou a "cerca de 38°C".

"Fizeram exames viral e bacteriano e descartaram o viral. Trata-se de uma causa bacteriana", afirmou o porta-voz. "Algumas causas podem ser geradoras dessa pneumonia, mas ficar na suposição não me parece adequado."

Rêgo Barros disse que pela manhã Bolsonaro caminhou por duas vezes. "À tarde ele caminhou mais duas vezes, bem disposto. Conversamos por uma hora sobre vários temas. Estava de bom humor, bem fisicamente, demonstrando aceitabilidade da administração das drogas."

Nova foto

O Palácio do Planalto divulgou na tarde de ontem uma foto de Bolsonaro fazendo caminhada no hospital com a sonda nasogástrica e fazendo sinal de positivo.

Bolsonaro passou por uma cirurgia para retirar uma bolsa de colostomia e refazer a ligação entre o intestino delgado e parte do intestino grosso no dia 28 de janeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.