Reforma da Previdência

Governo quer idade mínima de 65 anos para homens e mulheres

Proposta ainda prevê fim da aposentadoria por tempo de contribuição

O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Texto da Reforma aguarda aprovação do presidente Jair Bolsonaro
Texto da Reforma aguarda aprovação do presidente Jair Bolsonaro (Previdência Social)

O Governo Federal pretende fixar a idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e mulhere. A proposta anterior encaminhada pelo ex-presidente Michel Temer fixava as idades entre 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. O tempo mínimo de contribuição deve subir de 15 para 20 anos.

Onyx Lorenzoni, ministro da Casa Civil, afirmou nesta manhã que o texto já est pronto, mas no aguardo do aval de Jair Bolsonaro para ser encaminhado ao legislativo. A notícia foi recebida com entusiasmo pelo mercado financeiro. O Ibovespa operava em alta de 0,66% com 98.503 pontos na tarde desta segunda (4).

No sistema atual homens podem se aposentar por idade aos 65 anos e mulheres aos 60 anos. O tempo mínimo de contribuição é de 15 anos. Os brasileiros também podem se aposentar com 35 anos de contribuição para homens e 30 anos para mulheres. Com a reforma deverá ser extinta a aposentadoria por tempo de contribuição.

O texto ainda prevê que aos 20 anos de contribuição o segurado receba 60% do benefício. Cada ano a mais trabalhado acrescentará dois pontos porcentuais até chegar a 100% no benefício com 40 anos de contribuição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.