Feirinha São Luís

Folia pré-carnavalesca movimenta a cidade

Quem se dirigiu à Praça Benedito Leite, ontem, encontrou uma programação em clima de pré-Carnaval na Feirinha São Luís; no início da tarde, o Bicho Terra contagiou o público presente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

São Luís - O clima de pré-Carnaval tomou conta da Praça Benedito Leite, ontem, no Centro Histórico. O público que se dirigiu à Feirinha São Luís foi brindado com uma programação que começou de manhã e avançou pela tarde, atraindo milhares de pessoas. A largada foi dada pelos integrantes do bloco tradicional Os Foliões, que levaram uma experiência bem diferente para os turistas.

Visitantes hospedados no Grand São Luís Hotel, ao lado da feirinha, não resistiram à animação e, curiosos para ver o que estava acontecendo, seguiram para o largo. “Eu achei incrível, pois nunca vi nada igual. Realmente, é um ritmo muito diferente e gostei também do artesanato e da comida, uma delícia”, disse Geaniandra Meirelles, turista de São Paulo.

Quem também se apresentou foi o tambor de crioula Mulheres que dão no couro e o grupo Cupim e Banda. Em seguida, subiu ao palco a cantora norte-americana Michaela Harrison, que começou sua performance interpretando a música “What a Wonderful World”, um grande sucesso na voz de Louis Armstrong. Michaela empolgou o público e recebeu calorosos aplausos.

Bicho Terra
O mais festejado, no entanto, foi o Bicho Terra, que começou a apresentação no início da tarde, quando a praça e suas imediações já estavam completamente tomadas. Sob o comando de José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica, a batucada foi uma mensagem de que o Carnaval em São Luís já começou.

“Esta é nossa primeira apresentação no pré-Carnaval na Feirinha São Luís, dando a largada para a folia de Momo na capital. Estamos com novas músicas e um novo integrante, que é o ‘Bicho Louva-a-deus’, fazendo uma alusão à esperança do povo brasileiro. Nós estamos ansiosos para mostrar a nossa festa no circuito e nos demais locais de concentração de foliões na cidade”, disse José Pereira Godão.

Enquanto uns se divertiam com os passos do Bicho Terra, outros aproveitavam as ofertas da feira, como os produtos agrícolas, artesanato, literatura e gastronomia. Atualmente, a estrutura da Feirinha São Luís é composta de 120 barracas. No início do projeto, eram apenas 60. No entanto, com o sucesso da iniciativa, o número dobrou e o espaço também passou a receber número cada vez maior de pessoas, incluindo muitos turistas. Muita gente que reside na capital passou a visitar a feira com assiduidade.

“Eu venho todos os domingos e sempre levo alguma coisa para casa. Ou seja, bato ponto aqui e, principalmente, na barraca da juçara, que simplesmente adoro”, contou Maria Antônia Santos, moradora do bairro São Francisco.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.