Pule carnaval com segurança!

Cemar alerta para ligações clandestinas em festas

Cemar alerta aos organizadores de festas e ambulantes para a necessidade de fazer a solicitação de ligações provisórias para a temporada pré-carnavalesca

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Ligações irregulares podem gerar acidentes
Ligações irregulares podem gerar acidentes (Cemar)

A Cemar reforça as orientações de segurança para o período carnavalesco e alerta aos organizadores de festas e ambulantes para a necessidade de fazer a solicitação de ligações provisórias, oferecidas pela companhia, como forma de evitar acidentes com a sobrecarga de transformadores ou subestações que atendem ao local dos pré-carnavais de São Luís.

As solicitações podem ser feitas em qualquer agência de atendimento da Cemar ou postos credenciados. Os documentos necessários são: RG, CPF, a carga dos equipamentos que serão usados no local e o endereço completo de onde será realizada a festa ou evento.
A Cemar orienta para que os promotores de festa e ambulantes não deixem para fazer a solicitação de última hora, pois o prazo para pedidos de ligações provisórias é de pelo menos 5 dias de antecedência do evento, e a Companhia tem o prazo de até 72 ho­ras para executar o serviço.

No casos de ligações clandestinas que, por ventura forem identificadas, serão retiradas imediatamente pelas equipes da Cemar. O desvio de energia elétrica é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal e pode chegar até 4 anos de reclusão, além de representar riscos de morte a quem faz e a toda população próxima.

Em situação de risco, a Cemar orienta à população a ligar imediatamente para Central de Atendimento 116 e para o Corpo de Bombeiros 191. Em casos de acidentes com curtos circuito a orientação é não se aproximar de cabos ou fios partidos, e deve imediatamente isolar o local e jamais se aproximar de objetos ou pessoas em contato com os fios energizados. Essas orientações são fundamentais para evitar acidentes, e assim ter um espaço seguro para que todos possam pular carnaval com alegria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.