Processo

Referendo do Brexit custou mais de R$ 600 milhões ao Reino Unido

Comissão Eleitoral do Reino Unido divulgou custos para organizar 40 mil locais de votação e apuração, em junho de 2016, além dos gastos com auxílio às campanhas a favor e contra a saída da União Europeia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

LONDRES - A realização do referendo do Brexit no dia 23 de junho de 2016 custou ao Reino Unido 129,1 milhões de libras esterlinas (R$ 633 milhões), segundo informou a Comissão Eleitoral do Reino Unido na sexta-feira (14).

A quantia inclui a despesa de organizar os 40 mil locais de votação que foram disponibilizados e a apuração, atividades que totalizaram gastos de 94,5 milhões de libras.

Já os auxílios para as campanhas tanto a favor da permanência como da saída da União Europeia (UE) chegaram a 1,2 milhão de libras. Além disso, o custo da subvenção, também estipulado por lei, a ambas as campanhas para que mandassem cartas a cada eleitor ou família foi de 25,4 milhões de libras.

O custo do programa de conscientização pública em todo o país empreendido pela própria comissão para aumentar o conhecimento sobre o referendo e proporcionar informações sobre a participação somou 6 milhões de libras.

Por último, a Comissão Eleitoral, órgão independente que supervisiona as eleições e regula as finanças políticas no Reino Unido, informou que a despesa em pessoal e operações foi de 1,9 milhões de libras.

O referendo de 23 de junho de 2016 deu a vitória ao Brexit por 51,9% dos votos, o que iniciou um complexo processo para que o Reino Unido abandone o bloco.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.