Omitindo

Governo não informa valor do saldo do Fepa

Questionado por O Estado, gestão comunista, em nota oficial, não informou os valores que restam do fundo de aposentadoria; deputado Adriano Sarney denunciou novos saques do Fepa

Thiago Bastos/da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Adriano Sarney denunciou mais saques do Fepa e governo omite informação
Adriano Sarney denunciou mais saques do Fepa e governo omite informação (Adriano Sarney)

Denúncia feita pelo deputado estadual, Adriano Sarney (PV), mostrou que o governo de Flávio Dino voltou a fazer saques no Fundo Estadual de Aposentadora (Fepa) em outubro deste ano. Sobre o assunto, O Estado questionou a gestão Dino sobre o caixa do fundo.

No entanto, o governo do Maranhão, em nota encaminhada a O Estado, não esclareceu o rombo no Fundo Estadual de Previdência e Aposentadoria (Fepa) e não informou o atual saldo do fundo.

No documento, a assessoria estadual limitou-se a informar que o pagamento aos servidores aposentados "está garantido". Mas não confirmou a veracidade de documento, apresentado ontem pelo deputado estadual Adriano Sarney (PV) que atestaria um saldo atual no Fepa de R$ 79 milhões.
Na postagem, o parlamentar chama a atenção para um possível colapso das finanças do Estado e alertou para quebra do sistema previdenciário do Governo Flávio Dino. Adriano Sarney denuncia a quebra do sistema desde 2016 , corroborando o discurso com dados da Secretaria de Planejamento e Orçamento do Estado.
A própria Seplan admitiu, em audiência pública na Assembleia Legislativa há algumas semanas que seriam necessários aproximadamente R$ 2 bilhões para cobrir as despesas do Fepa previstas para 2019.
Deputados da Oposição articulam nos bastidores uma convocação oficial dos gestores do Fepa para prestar esclarecimentos na Casa. Por sua vez, aliados do Governo tentam derrubar a manobra, alegando que não há motivos para que a população seja alarmada com possível quebra do Fepa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.