Destruição

Incêndios na Austrália obrigam 8 mil a deixarem casas

Estado de Queensland enfrenta uma onda de calor recorde. Na região de Sydney, cidades amanheceram inundadas ontem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Bombeiro combate incêndio em Deepwater, perto de Bundaberg, na Austrália, ontem
Bombeiro combate incêndio em Deepwater, perto de Bundaberg, na Austrália, ontem (Reuters)

AUSTRÁLIA - Os incêndios que atingem o estado de Queensland, no nordeste da Austrália, obrigaram as autoridades a ordenar ontem (28) que cerca de 8 mil moradores da região de Gracemere deixem suas casas.

As elevadas temperaturas provocaram 138 incêndios, que estão sem controle há vários dias no estado, segundo a agência Efe. Os bombeiros declararam área de catástrofe em Capricornia, Central Highlands e Coaldfield.

Um incêndio florestal perto da cidade de Gracemere preocupam as equipes de combate às chamas. A primeira-ministra de Queensland, Annastacia Palaszczuk, anunciou que moradores da região que vai desde Stanwell até Gracemere devem deixar suas residências.

Gracemere é uma cidade de pouco mais de 11 mil habitantes situada 515 km ao noroeste de Brisbane, capital de estado. Em seus 150 anos de história, essa é a primeira vez que a cidade enfrenta uma ordem de esvaziamento forçado, segundo o jornal "The Courier Mail".

Um incêndio que atinge o parque nacional de Deepwater, 375 km ao norte de Brisbane, também preocupam os bombeiros. Desde o fim de semana destruiu mais de 20.000 hectares.

Queensland enfrenta uma onda de calor recorde, com temperaturas acima de 40°C, em alguns pontos, de acordo com a BBC.

As condições favoráveis a incêndio são incomuns no centro de estado nesta época do ano, porque essa é a estação das chuvas.

Chuva

Mais ao sul, vários pontos no subúrbio de Sydney, capital do estado de Nova Gales do Sul (leste), amanheceram inundados nesta quarta.

Os meteorologistas preveem 200 milímetros de chuva e ventos de 90 km/h em Sydney. A cidade enfrenta, além das inundações, blecautes em vários bairros e problemas no sistema de transportes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.