Arte

"Palco Giratório" com cultura afro-brasileira e outras artes em cena

Quarta etapa do projeto “Palco Giratório” começa amanhã, com a apresentação do espetáculo “Looping: Bahia Overdub”; outros três espetáculos serão apresentados na sexta-feira, 19, e nos dias 24 e 25

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Grupo de artistas do espetáculo "Looping: Bahia Overdub"
Grupo de artistas do espetáculo "Looping: Bahia Overdub" (Looping Bahia Overdub)

SÃO LUÍS - Uma referência à música afro-brasileira e a outras sonoridades. É o que propõe o espetáculo “Looping: Bahia Overdub”, que será apresentado amanhã, às 19h, no Museu Casa de Nhozinho, na Praia Grande, marcando a abertura da última etapa do projeto “Palco Giratório”, uma iniciativa do Sesc e que apresentará ainda outras três produções: “Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens”, do do Coletivo Negro (SP); “Animo Festas” e “Precisa-se de um Mané”, ambos da La Cascata Cia Cômica (SP), em outros espaços da cidade. Os espetáculos terão entrada franca.

“Looping: Bahia Overdub” é uma montagem que pode assumir o caráter de espetáculo, instalação ou festa e reúne criadores independentes de dança, teatro e música da capital baiana. Indicado para maiores de 18 anos, o espetáculo tem trilha sonora executada ao vivo e traz referências ao afoxé, ao samba-reggae e a sonoridades urbanas diversas. Trata-se de uma criação colaborativa dirigida por Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino.

O trabalho é resultado do agrupamento de artistas independentes e tem como paisagem predominante as festas do largo de Salvador e suas contradições. A proposta abre uma discussão sobre a cultura, partindo do encontro entre sonoridades, corpos e espaços. A montagem é interativa, chamando o público para a integrar o ritmo e a dança.

“Isso ocorre de maneira muito espontânea. A gente convida os espectadores para fazer parte da multidão, de forma que eles e os artistas ocupem o mesmo espaço. A ideia é que eles sintam vontade de propor, virando protagonistas”, ressalta Felipe de Assis.

Sexta
Na sexta-feira, será a vez do espetáculo “Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens”, do Coletivo Negro (SP), a ser apresentado às 19h, no Cine Teatro Aldo Leite. Na peça-show, os atores buscam uma relação íntima com o público por meio da palavra falada e cantada e, para isso, utilizam-se da construção poética da presença cênica: paisagens sonoras e imagéticas se materializam por meio do ato de contar, expor, celebrar, refletir e dialetizar a experiência de ser homem negro na urbanidade periférica. A obra é também tributária ao legado dos Racionais MCs.

“Animo Festas”, da La Cascata Cia Cômica (SP), será apresentado dia 24, às 19h30, no Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande). No espetáculo, o universo do palhaço é personificado na sombria figura de Klaus, que narra suas memórias em festas infantis. Klaus sobrevive de performances em festas infantis e narra suas memórias no submundo desses eventos, ao som de rock, música francesa e trilhas infantis dos anos 1980. O paulistano Marcio Douglas, criador da La Cascata Cia. Cômica, encarna o anti-herói da palhaçaria. O “freakshow” de humor ácido reflete sobre questões como o valor do trabalho artístico, a felicidade e a sobrevivência.

O último espetáculo a ser apresentado, dia 25, às 17h, no Cine Teatro Aldo Leite, será “Precisa-se de um Mané”, da La Cascata Cia. Cômica (SP), o qual mostra o palhaço Mané, um simpático pateta que consegue uma vaga para trabalhar num restaurante. Sua missão é simples: que o cliente seja bem atendido. Para isso, ele torna-se o garçom e o cozinheiro, provocando uma sucessão de confusões. l

Serviço

O quê

Quarta etapa do Palco Giratório em São Luís

Quando

Amanhã, sexta-feira e nos dias 24 e 25 de outubro

Onde

Museu Casa de Nhozinho (amanhã), Teatro Alcione Nazaré e Cine Teatro Aldo Leite

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.