Segurança

Exército apresenta militares que atuarão nas eleições no estado

1.500 oficiais participarão das operações de segurança durante o pleito; tropas serão divididas entre 72 municípios maranhenses, que necessitam de atenção

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

Cerca de 1.500 militares do Exército brasileiro participarão das operações de segurança que serão realizadas durante o pleito eleitoral no Maranhão, neste domingo (7). As tropas serão divididas entre 72 municípios, inclusive na capital, e atuarão integradas aos órgãos de segurança pública e em colaboração ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os militares foram apresentados na manhã de sexta-feira (5), durante a cerimônia de formatura realizada no 24º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), no João Paulo.

Além dos 620 militares do 24º BIS, as frotas serão compostas, ainda, por 680 oficiais do 2º BIS, locado no estado do Pará, e 280 militares do 34º BIS (Amapá), com suporte e apoio da Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira. São Luís e São José de Ribamar contarão com 300 militares, que estarão nas ruas até a apuração dos votos.

A Operação de Garantia da Votação e Apuração (GVA) 2018 será liderada pelo General de Brigada Luiz Gonzaga Viana Filho, comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, que esteve presente na cerimônia e assegurou que o período será de tranquilidade para eleitores em 1.957 locais de votação no estado.

“O Maranhão se encontra em estado de total normalidade, com atuação de toda a estrutura de segurança pública trabalhando normalmente. O emprego das forças federais é como um reforço para alguns municípios que foram demandadas pelas autoridades eleitorais, a fim de aumentar a tranquilidade para o eleitor e cidadão maranhense durante essa festa democrática, que é a eleição”, esclareceu.

Todos os militares convocados para a operação passaram por treinamentos teórico e prático, além de testes alusivos às principais ocorrências do período eleitoral, garantindo a preparação dos oficiais. Ainda de acordo com o general, as ações atenderão “ilícitos que tenham nexo com o pleito eleitoral”. Demais ocorrências continuam sob responsabilidade dos serviços de segurança pública.

Para o presidente do TRE, desembargador Ricardo Duailibe, as ações efetivarão a festa da cidadania brasileira. “O Exército está aqui por determinação do Tribunal Superior Eleitoral, mas a Secretaria de Segurança também dá essa força em todos os municípios do Maranhão. Por isso, eu tenho certeza de que teremos um dia de domingo tranquilo. Eu espero que o eleitor maranhense tenha paciência e saiba que poderá ir votar sabendo que estará protegido. O país, mais do que nunca, precisa de paz”, ressaltou.

Polícia Militar
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP), o deslocamento das tropas da Polícia Militar que prestarão reforço ao efetivo policial no interior do Maranhão iniciou sexta-feira (5). As equipes foram destacadas conforme planejamento do Comando Geral da Polícia Militar (PMMA) e garantirão a segurança nas cidades maranhenses durante o período eleitoral.

O planejamento integra as ações do Comitê de Segurança nas Eleições, que agrega órgãos da Segurança Pública, do Judiciário e do Ministério Público. À Polícia Militar, cabe fortalecer a execução das estratégias dos comandos no interior, com fins de garantir a segurança durante todo o processo eleitoral de 2018. Os militares vão trabalhar em regime de plantão, nos 217 municípios, desde as 8h do sábado (6) até o encerramento da votação, no domingo (7).

O trabalho da PM consiste ainda na fiscalização do uso de bebida alcoólica durante o período vedado. Integrando as ações da PM, atuam em conjunto os efetivos da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Batalhão Tiradentes, Centro Tático Aéreo (CTA) e Cavalaria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.