COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
O ADVOGADO e juiz aposentado Sidney Ramos, reuniu um expressivo número de convidados na última quinta-feira, 20, para apresentar o seu novo escritório de advocacia e consultoria, instalado no Executive Lake Center, no Renascença. Na foto, o juiz Cristiano Simas e a esposa Regiane com o advogado Sidney Ramos e a esposa Regina
O ADVOGADO e juiz aposentado Sidney Ramos, reuniu um expressivo número de convidados na última quinta-feira, 20, para apresentar o seu novo escritório de advocacia e consultoria, instalado no Executive Lake Center, no Renascença. Na foto, o juiz Cristiano Simas e a esposa Regiane com o advogado Sidney Ramos e a esposa Regina
UM FOCO de luz no sorriso de duas belas mulheres: as irmãs Virgínia Duailibe e Isabella Ubaldo
UM FOCO de luz no sorriso de duas belas mulheres: as irmãs Virgínia Duailibe e Isabella Ubaldo

Ajuda no celular
A psicóloga Christiana Leal Salgado foi destaque na edição do jornal O Globo, do último domingo, em reportagem sobre o uso da Tecnologia contra a dependência química.
Professora do Departamento de Medicina I da UFMA, ela explica em entrevista à repórter Elisa Martins que os aplicativos são um auxílio ao tratamento, uma ferramenta a mais para o usuário aderir às metas estabelecidas com a equipe que o assiste, assim como o acesso à informação.
Segundo a especialista, os apps podem ser utilizados para controle de atividades, identificação de gatilhos, lembretes e até pedidos de ajuda em situação de recaída.
Para quem não sabe, Christiana vem a ser filha do ex-reitor da UFMA, Natalino Salgado.

Pós-Graduação
No último fim de semana, os alunos da pós-graduação da Faculdade de Negócios Faene, instituição comandada pelo professor e consultor Ricardo André Carreira e localizada no Angelim, receberam o professor Fábio Arruda, que comandou a disciplina Gestão de Processos e Indicadores de Desempenho.
Na semana passada, o tema da palestra que marcou a Aula Inaugural para os novos alunos da instituição foi “Mercado de Trabalho: Desafios e Oportunidades”.
O evento foi também uma oportunidade para que ex-alunos da faculdade compartilhassem suas histórias de sucesso no mercado de trabalho.

Retorno Inesperado
Hitler vai disputar a eleição no próximo dia 7 de outubro.
Não no Brasil, no Peru.
A criatividade dos pais peruanos na hora de escolher nomes para os filhos deu origem à candidatura inusitada. Hitler Alba vai concorrer à presidência da autarquia peruana de Yungar, nos Andes.
A campanha quase naufragou por conta de Lennin. O colega Lennin Valverde tentou impugnar a candidatura junto da Justiça Eleitoral peruana.
Mas não conseguiu.

Kite Surf
A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Formula Kite, agita a Praia do Meio a partir desta quinta-feira, com a presença de atletas de todo Brasil.
Já inscritos, vários atletas da Paraíba, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Como destaque, teremos os Maranhenses Bruno Lobo, Bicampeão
Brasileiro da categoria e da também Maranhense e Campeã Brasileira de 2017, Socorro Reis.
Presenças confirmadas do paraibano Wilson Bodete, hexacampeão Brasileiro de Fórmula Race e do catarinense Roberto Veiga (Pulga).
O evento segue até sábado com a entrega da premiação e festa de encerramento.

Viva essa energia
A Flor do Samba já encerrou as inscrições para o concurso que vai definir o hino oficial da escola no Carnaval de 2019, dentro do enredo ‘Viva essa Energia” do carnavalesco Ítalo Fonsêca. Cinco composições foram inscritas e já foi realizado o sorteio de ordem de apresentação da primeira eliminatória que está agendada para o dia 13 de outubro, no pátio externo do Convento das Mercês. Nessa eliminatória, serão eliminadas duas propostas e três disputarão a grande final no dia 20 de outubro, no mesmo local.

TRIVIAL VARIADO
O empresário José Walter Maciel, que amanhã comemora 72 anos, dizia ontem que já recebeu o seu melhor presente: o nascimento, no fim de semana, da neta Mariana Maciel Fernandes, filha de sua filha Milena e de Diego Fernandes.

Uma das metas: as eleições se justificarão se forem afastados os manipuladores de dinheiro público que agem em benefício de conveniências pessoais.

Manobra com sentido claro: a proposta de aumentar de 11 para 21 o número de ministros do Supremo Tribunal Federal segue modelo da Venezuela. Hugo Chávez inflou de 20 para 32 integrantes a mais alta Corte do país, dando lugar a aliados, é claro.

É tradição: nos últimos dias de campanhas costumam aparecer pesquisas eleitorais falsas em redes sociais. Vira um salve-se quem puder.

Dos etecéteras e reticências, as campanhas se aproximam dos pontos finais e das exclamações.

Dessa vez foi a Porsche. A montadora de luxo alemã anunciou que a partir do ano que vem vai abandonar o diesel e concentrar a produção em carros elétricos.

Menos de duas semanas para as eleições. Com 40% do eleitorado aberto à mudança de voto, acirra-se a disputa pelo voto útil.

Estão abertas as inscrições para o 3º CAF Swim Orienta, evento que acontecerá no dia 29 de setembro, às 10h, nas instalações da Academia Viva Água, no bairro Renascença II. Trata-se de um desafio que engloba barra, abdominal, flexão e natação.


DE RELANCE

Candidaturas LGBT+
O número de candidatos declaradamente parte da população LGBT+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e afins) cresceu 182,3% no Brasil e acima de 100% no Maranhão das eleições de 2014 para cá. Apesar do avanço entre 2014 e 2018, e de atingir o maior número da história em eleições gerais, não chega a 1% do total de concorrentes. Para especialistas, a grande variação ocorre pela busca de representatividade e pelo crescimento da bancada evangélica no Congresso.

LGBT+ e novos espaços
A população LGBT+ saiu de uma condição de marginalidade absoluta para lentamente ocupar espaços na sociedade. Primeiro tomaram as ruas com as paradas. A partir de 2004, o movimento se institucionalizou com o lançamento do programa Brasil Sem Homofobia, a primeira política pública nacional. Em seguida, o Judiciário aprovou a união civil estável para homossexuais. Apesar do aumento, os candidatos com esse recorte representam 0,49% de todos os brasileiros que concorrem em outubro e menos de 0,50% dos maranhenses. Hoje, dos 513 deputados da Câmara Federal, apenas um é declaradamente homossexual: Jean Wyllys (PSOL-RJ).

Sucesso de um potiguar
O empresário Antonio Gentil (Gentil Negócios) teve uma brilhante participação, ontem, na reunião do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte, ao falar sobre o Instituto Gentil, que ele criou na terra onde nasceu, Campo Grande, responsável por vários projetos culturais que servem de exemplo para todo o estado.

Corrida para Bolsonaro
Por convicção, pragmatismo ou oportunismo político, candidatos a governador, deputado e senador estão abandonando seus companheiros, às claras ou nas sombras, para apoiar Jair Bolsonaro. O tucano João Doria, em São Paulo, é só um exemplo. O MDB vai pelo mesmo caminho. Comenta-se a boca curta que aqui no Maranhão vários candidatos à reeleição abandonaram Henrique Meirelles, pensando nos lucros da aproximação com o líder nas pesquisas. Emedebistas estão chocados com disposição de líderes do partido e também de empresários em apoiar Bolsonaro, com o argumento de que só ele pode impedir a
volta do PT ao poder.

Esqueceram de nós
Temas que estão praticamente sumidos da campanha, mas que deveriam estar sendo debatidos: 1) Como preparar o país para o impacto da extinção de milhões de empregos nos próximos anos, gerado pela inteligência artificial e pelos robôs; 2) Mudanças climáticas e ecologia; 3) Política externa - Mercosul, relações com os EUA e com a China, papel do Brasil na nova desordem mundial.

Sem mudança
Os contestadores da votação eletrônica pululam. Porém, desde que passou a ser utilizada, em 1996, não houve qualquer registro de fraude, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. A partir das 8 horas do dia 7 de outubro, 556 mil urnas estarão disponíveis em todo o país para que os brasileiros manifestem a vontade livre e soberana. Dirão se está na hora de perder a paciência ou não.

Urge uma correção
Uma distorção está para ser corrigida. Após ter sido aprovado no Senado, a Câmara dos Deputados votará projeto que manda recolher o Imposto sobre Serviços no município onde embarca o passageiro do transporte por aplicativo. Atualmente, é pago à Prefeitura em que se localiza a empresa. Uber, Cabify e 99 têm sede no centro do país. Ano passado, só de Imposto sobre Serviços, Uber pagou 972 milhões de reais à Prefeitura
de São Paulo.

Mês para avaliações
Daqui 10 dias, serão assinalados os 30 anos da entrada em vigência da Constituição Federal. Durante o período, ficou comprovado: não é o volume de títulos, artigos, parágrafos e incisos que determina a qualidade do texto. Vale sua correção, justeza e correspondência às exigências da realidade social. Hoje, está provado que os constituintes abusaram do detalhismo e permitiram que corporações ditassem regras em demasia.

Para escrever na pedra:
“Ele realmente tinha passado pela morte, mas retornou porque não suportava a solidão”. De Gabriel
Garcia Márquez

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.