Com vaga de Rayssa Leal, Maranhão tem dois atletas garantidos nas Olimpíadas de Paris
Gêmeas do rugby, Ary Borges (futebol), Marlon Zanotelli (hipismo), Nyeme (vôlei) e Welington Maranhão (arremesso de peso) devem ir aos jogos; Bruno Lobo está garantido.
SÃO LUÍS - O Brasil tem mais de 200 vagas nos Jogos Olímpicos de Paris e nós do Imirante Esporte seguimos de olho nos atletas maranhenses nesta corrida olímpica. Neste fim de semana, a skatista Rayssa Leal confirmou a sua vaga, algo que já era esperado, ao vencer o Qualificatório Olímpico de Xangai, na China. Agora, entre os maranhenses, Rayssa e Bruno Lobo (kitesurf) têm suas vagas garantidas nos esportes individuais. No arremesso de peso, Welington Silva segue com grandes chances após mais um bom desempenho no Grande Prêmio Brasil. Nos esportes coletivos, as gêmeas Thalia e Thalita (rugby) têm suas vagas quase garantidas, assim como Marlon Zanotelli (hipismo). No handebol, a central Ana Paula segue se recuperando de lesão e com grandes chances de recuperação. Mesma situação de Ary Borges (futebol), que está lesionada, e continuação em tratamento. No vôlei, a líbero Nyeme foi titular na Liga das Nações e aumentou bastante suas chances de ir a Paris. A cerimônia de abertura dos jogos está marcada para o dia 26 de julho. O evento acontecerá até 11 de agosto.
Saiba a situação de cada atleta
Fadinha no Skate
No skate, a maranhense de Imperatriz, Rayssa Leal é presença garantida em Paris. A Fadinha lidera o ranking brasileiro na modalidade street e a segunda colocada no ranking mundial. Na madrugada do sábado (18), Rayssa brilhou na decisão do skate street feminino e conquistou o título do Qualificatório Olímpico de Xangai, na China. Essa vitória garantiu de vez Rayssa nas Olimpíadas. Com 179 mil pontos antes da competição em solo chinês, Rayssa Leal não pode mais ser superada no ranking nacional, se qualificando para a segunda Olimpíada de sua carreira.
Gêmeas do Rugby
O rugby sevens feminino brasileiro carimbou o passaporte rumo à Olimpíada de Paris e será uma das 12 seleções a disputar a principal competição esportiva mundial. Nomes constantes nas convocações do Brasil, as gêmeas maranhenses Thalia e Thalita Costa devem ir aos Jogos Olímpicos. As gêmeas defenderam o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.
Marlon Zanotelli (hipismo)
O hipismo brasileiro conquistou sua vaga em Paris com o quarto lugar na final da Copa do Mundo de hipismo saltos. A vaga foi conquistada por Luciana Diniz com Vertigo du Desert, Marlon Zanotelli com Grand Slam VDL, Pedro Veniss com Nimrod de Muze Z, Rodrigo Pessoa com Major Tom e Stephan Barcha com Chevaux Primavera Império Egípcio. Na Olimpíada, poderão ser inscritos quatro conjuntos, três titulares e um reserva e o maranhense Marlon Zanotelli deve ser um dos representantes do Brasil.
Ary Borges (futebol feminino)
O futebol feminino foi a primeira modalidade coletiva a garantir vaga em Paris e a maranhense Ary Borges, titular absoluta deve ir ao jogos. Lesionada, Ary Borges não foi convocada pelo técnico Arthur Elias para a Data FIFA, que ocorrerá entre os dias 27 de maio e 4 de junho. As também maranhenses Eudimila, atacante do Corinthians, e a goleira Camila, do Cruzeiro, têm menos chances de convocações, mas correm por fora. O torneio feminino do futebol em Paris 2024 vai contar com 12 times divididos em três grupos com quatro. Os dois melhores de cada grupo, mais os dois melhores terceiros colocados avançam às quartas de final, quando tem início o "mata-mata", até a grande final.
Nyeme (vôlei)
No vôlei feminino, a líbero maranhense Nyeme, de Barra do Corda, tem grandes chances de ir aos jogos também. No Pré-Olímpico, disputado no Japão, o Brasil garantiu sua vaga e Nyeme foi titular no jogo decisivo. Ela deve estar na lista de convocadas do técnico Zé Roberto Guimarães para os jogos. Recentemente, em quatro jogos da Liga das Nações, a líbero maranhense foi titular em três das quatro partidas da Seleção Brasileira. Nyeme disputa vaga com Natinha nas Olímpiadas e tem vantagem sobre a concorrente, já que apenas uma libero deve estar na lista final.
Ana Paula (handebol)
Uma das principais jogadoras da Seleção Brasileira de handebol, a central maranhense Ana Paula tem vaga garantida nos Jogos Olímpicos, mas antes precisa se recuperar de lesão. Em dezembro do ano passado, a atleta sofreu uma lesão no Mundial, em partida diante da Argentina. Por conta da lesão, ela precisou passar por uma cirurgia para reparar o menisco e reconstruir o ligamento cruzado anterior do joelho e agora corre contra o tempo para se recuperar.
Welington Silva (arremesso de peso)
No arremesso de peso, o Maranhão tem também grandes chances de ser representado por Welington Silva, que atualmente ocupa o 18º lugar do ranking mundial, lembrando que 32 atletas estarão em Paris por meio desse ranking. Maranhão disputou recentemente duas edições do Grande Prêmio Brasil e ficou com a medalha de prata em ambas. No dia 30 de julho será fechado o ranking mundial e Welington deve ficar na faixa de corte para ir aos Jogos Olímpicos.
Bruno Lobo (kitesurf)
O kitesurfista maranhense Bruno Lobo representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2024. Principal atleta da modalidade no país e destaque nas Américas, Bruno garantiu a vaga olímpica após se classificar para a final do Campeonato Mundial de Vela, que está sendo realizado em Haia, na Holanda. No último fim de semana, Bruno fechou sua participação fora do pódio Mundial de Fórmula Kite, na França. Agora, o velejador de 30 anos seguirá sua preparação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos está marcada para o dia 26 de julho. Entretanto, nos dois dias anteriores já haverá jogos e provas de esportes como futebol, handebol, rúgbi e tiro com arco.
Maranhenses olímpicos
Rayssa Leal (skate)
Thalia e Thalita Costa (Rugby)
Ary Borges (futebol feminino)
Marlon Zanotelli (hipismo)
Bruno Lobo (Kite)
Nyeme (vôlei)
Ana Paula (handebol)
Welington Maranhão (arremesso de peso)
Saiba Mais
- Brasil encerra Jogos Olímpicos com resultados históricos e recordes em diversas modalidades
- Conheça quatro talentos do Maranhão que podem representar o Brasil em Los Angeles 2028
- Jogos Olímpicos Paris 2024 são encerrados com passagem de bastão para Los Angeles 2028
- Bruno Lobo celebra sua primeira Olimpíada: "saio de cabeça erguida"
- Atletas brasileiras fecham Jogos de Paris com desempenho histórico
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.