Audácia

Detentos conseguem fugir da Penitenciária de Pedrinhas em plena luz do dia

Victor Lucci, chefe de facção criminosa e de alta periculosidade, e Ildomarques Lopes Conceição, traficante de droga, escaparam após acessar uma das guaritas e pular o muro do presídio

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Victor Lucci  e Ildomarques Lopes que conseguiram fugir do Presídio São Luís V, em Pedrinhas
Victor Lucci e Ildomarques Lopes que conseguiram fugir do Presídio São Luís V, em Pedrinhas (Fugitivos)

SÃO LUÍS - O líder de uma facção criminosa, identificado como Victor Lucci Costa da Silva, o Vitão, de 30 anos, e Ildomarques Lopes Conceição, de 21 anos, conseguiram fugir ontem, em plena luz do dia, do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que já iniciou os procedimentos administrativos na Corregedoria do Sistema Penitenciário do Maranhão e Polícia Civil para apurar a fuga.

Ainda de acordo com as informações da Seap, os fugitivos são apenados do Presídio São Luís V (PSL V), mas fugiram quando trabalhavam em uma das fábricas de blocos de concreto do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Eles conseguiram acessar uma das guaritas e pularam o muro.

A nota também informou que a equipe de segurança interna prisional foi mobilizada e a ocorrência foi comunicada ao 12º Distrito Policial, no bairro de Pedrinhas, que já iniciou a tomada de depoimentos do servidor penitenciário responsável pela vigilância imediata, a fim de esclarecer e responsabilizar, conforme a lei vigente.

Criminosos

Victor Lucci é considerado de alta periculosidade e comanda uma facção criminosa na área Itaqui-Bacanga. Segundo a polícia, no dia 29 de janeiro de 2016, ele foi preso em companhia de Davisson Vitor Diniz e Mylena Alves, durante uma incursão feita por uma equipe da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), no bairro do João Paulo.

Com os criminosos, os policiais apreenderam maconha, cocaína e um material para embalar droga. Ainda segundo a polícia, Victor Lucci já havia sido preso anteriormente, também pela Seic, no dia 6 de novembro de 2014, pelos crimes de homicídio e tráfico de entorpecente. Quanto a Ildomarques Lopes, ele foi preso em agosto de 2016 na Ilha pelo crime de tráfico de droga.

Fuga no interior

Outras fugas já foram registradas este ano no sistema penitenciário do Maranhão. No dia 30 de agosto deste ano ocorreu a fuga de Raidan Fabrício Gomes Pereira do 2º Distrito Policial de Santa Inês. A fuga foi informada aos policiais pelo carcereiro da delegacia, Ocione Silva Santos. Os agentes da Polícia Civil desconfiaram da versão apresentada pelo carcereiro, que declarou ter sido ameaçado de morte pelo interno que o obrigou a abrir a cela.

Os internos que estavam no mesmo xadrez, contaram uma versão contrária aos policiais. A polícia começou a investigar o caso e constatou que o ex-detento, identificado como Antônio Carlos Correa, teria oferecido R$ 2 mil para o carcereiro facilitar a fuga de Raidan Gomes.

Os policiais continuaram as buscas e no dia 1º deste mês prenderam o fugitivo, na cidade de São João do Caru. Ocione Silva e Antônio Carlos também foram detidos em Santa Inês. O carcereiro foi autuado pelo crime de corrupção passiva, enquanto João Carlos, por corrupção ativa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.