Artigo

Minha saudação à cidade São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Este mês de setembro deve ser sempre exaltado e justamente porque nele a cidade São Luís, Capital do Estado Maranhão, fez ano de existência no dia oito.

Aproveito este momento e este espaço neste magnífico jornal, e digo: São Luís é luz, é cidade bela, é encontro dos sonhos com a realidade, traduz o que foi, é e poderá ser, deixando em cada ser humano a certeza, expressa assim a pura autenticidade, revela a força do tempo e sua grandeza, é expressão pura da beleza eterna.

Assim, é Patrimônio Cultural da Humanidade, a sua beleza é para todos os olhos, brasileiros e estrangeiros estão na sua realidade, ela tem no mundo espaço próprio, é ilha, é arquitetura do passado, é paisagem natural e artística unidas, num quadro só para a humanidade.

Ela diz bem o valor da saudade, exalta a inteligência dos que se foram, porém nela suas obras ficaram, ela é rica, tem valor no tempo e no espaço, várias gerações nela expressam a sua bondade, a inteligência não morre, é imortal, assim está em São Luís e na eternidade.

Falo sempre para São Luís assim: minha cidade, minha felicidade e acrescento mais: cheguei em ti e para ti, São Luís, és bela cidade e ilha, me eterno abrigo, tens o som do mar e a luz do céu, és cercada de água no encontro com a terra, estás dentro de mim e assim quero continuar.

És minha única cidade, onde estou para sempre, foste o meu sonho, és hoje minha realidade, tua existência dentro de mim é permanente, sinto muitas saudades e orgulho do teu passado, quero seguir meu caminho dentro do teu, sem nunca te desprezar.

A tua história ensina demais, leva-nos à inteligência dos europeus buscando melhor espaço, por ti farei tudo que estiver ao meu alcance, sou teu e para ti peço a Deus muito respeito e proteção, tens beleza e riqueza que expressam o valor do teu Maranhão.

Tens vida para todos os brasileiros, pois és Atenas Brasileira e Patrimônio Cultural da Humanidade, estes Títulos são raros e por ti conquistados, graças ao teu povo unido na fé em Deus, preciso, portanto, de ti, por mim e pela humanidade.

Permanecer em ti é muito bom, é agradável sentir a tua paisagem, que nos conduz a muitos horizontes, que somente o tempo fez, faz e fará, em ti busquei e encontrei: minha felicidade.

São Luís não é, portanto, uma cidade qualquer. Por isso, é digna do respeito de todas as pessoas e de proteção completa a toda a sua estrutura e história.

As crianças e os jovens em geral, em São Luís, devem ser bem orientados sobre a sua realidade belíssima e a sua história.

Onde eu estiver nunca vou esquecer-me da beleza e grandeza histórica da cidade São Luís.

Peço a Deus que conceda à cidade São Luís sempre o melhor espaço físico e histórico para assim continuar com a sua beleza e o seu valor histórico.

Em ti sempre estive, em ti estou, de ti ninguém me tira.

São Luís é minha cidade e é o meu palco, onde quero sempre estar para pensar, sentir, ouvir, escrever e falar.

Por ti, São Luís, farei tudo quanto necessário e puder em defesa da tua beleza eterna.

José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor universitário, membro da Academia Maranhense de Letras

E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.