Luta contra o câncer

Apresentadora da BBC anuncia que tem poucos dias de vida

Locutora de 40 anos foi diagnosticada com câncer de mama em novembro de 2016 e, menos de dois anos depois, foi informada de que não teria como curar a doença

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

LONDRES - Ao receber a notícia de que morreria em pouco tempo, a apresentadora de rádio da BBC Rachel Bland decidiu se despedir do público nas redes sociais. A locutora de 40 anos foi diagnosticada com câncer de mama em novembro de 2016 e, menos de dois anos depois, foi informada de que não teria como curar a doença.

Bland, que vive em Cheshire, no Reino Unido, soube em maio que seu câncer era incurável e que sua última esperança era participar de um estudo clínico, que poderia lhe abrir possibilidade para um tratamento alternativo.

Em agosto, contudo, um exame mostrou que a doença havia entrado em fase metastática - ou seja, havia se espalhado pelo corpo.

Bland é apresentadora do podcast You, me and Big C (Eu, você e o Grande C, em que "C" significa câncer), juntamente com Deborah James e Lauran Mahon.

James e Mahon também passaram por tratamento contra o câncer. O podcast falava sobre a temida doença, a partir da experiência pessoal das apresentadoras, com franqueza e muito bom humor.

Em um dos capítulos, Bland lembrou o momento em que a chamaram em maio para dizer que o câncer não tinha cura. "Eu simplesmente não podia acreditar. Estava com amigas, e meu filho (Freddie, de dois anos) estava brincando ingenuamente. Eu só conseguia pensar, 'meu pobre Freddie'. Mas ele estava ali, sem saber do que se passava, sorrindo", contou.

O ex-apresentador da BBC Radio 5 Live Richard Bacon afirmou na mesma rede social que Bland é "maravilhosa".

"O seu podcast ajudou a mudar a forma como a gente fala de tudo isso", escreveu.

Steph McGovern, do programa de televisão BBC Breakfast, disse a Bland que estava "muito comovido".

"O podcast claramente tem ajudado muita gente, e o faz com muito estilo, humor e brilhantismo. Obrigado por tudo", afirmou.

Corrida contra o tempo

A apresentadora disse ao jornal britânico The Sunday Telegraph em agosto que não tinha medo de morrer e que estava em uma "corrida contra o tempo" para escrever memórias para o filho.

Bland quer deixar ao menino "todas as histórias e conselhos que teria dado, mas que não poderá fazê-lo pessoalmente".

Ela contou que escrever o livro a estava fazendo rir e chorar. O livro Para Freddie será, segundo a apresentadora, uma "carta de amor para meu lindo filho, que espero que possa eternizar o meu amor por ele".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.