Ameaça

ONU adverte que Coreia do Norte não abandonou programa nuclear

De acordo com relatório da Aiea, não há indícios de que o governo norte-coreano tenha interrompido as suas atividades nucleares

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
O líder norte-coreano Kim Jong-Un inspeciona suposta bomba de hidrogênio para míssil, no ano passado
O líder norte-coreano Kim Jong-Un inspeciona suposta bomba de hidrogênio para míssil, no ano passado (O líder norte-coreano Kim Jong-Un )

NOVA YORK - A Coreia do Norte não abandonou seu programa nuclear, diz relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), no qual a organização adverte que as atividades atômicas do país asiático continuam gerando "grave preocupação".

"A continuidade e o posterior desenvolvimento do programa nuclear da RPDC [República Popular Democrática da Coreia, nome oficial da Coreia do Norte] e as declarações a respeito do país são motivo de grande preocupação", disse a Aiea.

A organização afirma, portanto, que não há indícios de que a Coreia do Norte tenha interrompido as atividades nucleares desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jon-un, anunciaram em junho disposição para conseguir a desnuclearização da região.

No documento, a Aiea enumera as resoluções de condenação que o Conselho de Segurança emitiu após os sucessivos testes de armas nucelares pela Coreia do Norte.

"Contrariamente aos requerimentos dessas resoluções, a RPDC não abandonou seu programa nuclear de forma completa, verificável e irreversível, nem interrompeu todas as atividades relacionadas", acrescenta o relatório, redigido pelo diretor-geral da Aiea, Yukiya Amano.

Amano lembrou que, no começo do ano, o regime norte-coreano anunciou que tinha alcançado seu objetivo de "aperfeiçoar as forças nucleares nacionais" após as seis detonações de armas atômicas realizadas entre 2006 e setembro do ano passado.

Depois, Kim Jong-un mostrou seu compromisso de acabar com o programa atômico, primeiro em um encontro em abril com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e depois na histórica reunião com Trump em Singapura.

A Aiea também assegura que continua sem poder realizar inspeções na Coreia do Norte e que, portanto, seu "conhecimento do programa nuclear da RPDC é limitado".

Trump acredita

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em uma entrevista à Reuters na segunda-feira,20, que acredita que a Coreia do Norte adotou medidas específicas para a desnuclearização e que "muito provavelmente" se encontrará novamente com o líder norte-coreano, Kim Jong Un.

Trump realizou uma cúpula histórica com Kim no dia 12 de junho, na qual este último concordou em linhas gerais em trabalhar pela desnuclearização da península coreana.

Mas o país não deu nenhum sinal de que está disposto a desistir de suas armas unilateralmente, como o governo Trump exigiu.

"Como a agência continua impossibilitada de realizar atividades de verificação na RPDC, seu conhecimento do programa nuclear da RPDC é limitado e, como novas atividades nucleares ocorrem no país, este conhecimento está declinando", disse a AIEA.

(Por Kirsti Knolle)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.