CEM realizará debate com candidatos a governador

“No encontro dos engenheiros com os candidatos ao governo, será debatido o tema ”Infraestrutura para o Desenvolvimento do  Maranhão”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
(Estado Econômico)

O Clube de Engenharia do Maranhão (CEM) promoverá encontros dos engenheiros com os candidatos a governador do Estado para discutir o tema ”Infraestrutura para o Desenvolvimento do Maranhão”.
Os encontros devem ser realizados no terraço da cobertura do Edifício Century, na Avenida dos Holandeses, em São Luís, onde fica a sede do CEM.
Depois de definir os detalhes dos encontros, nesta semana, os convites serão encaminhados para os candidatos. A proposta é realizar encontros separados dos engenheiros com cada um dos candidatos.
O presidente do Clube de Engenharia do Maranhão, Emanuel Miguez (foto), enfatiza que os encontros não têm qualquer finalidade de cunho político. O objetivo, segundo ele, é que os candidatos apresentem aos engenheiros um plano de Infraestrutura para o Desenvolvimento do Maranhão, com a consequente alavancagem da indústria da construção civil, gerando emprego para várias categorias profissionais.
“A proposta é que sejam debates que tenham foco bem definido em propostas concretas de desenvolvimento, inclusive pode ser em parceria o Governo Federal e os empresários”, explica Miguez. Ele informa que os encontros estão abertos à participação de representantes de outras entidades representativas de profissionais, de qualquer área, e empresários.
O CEM, nos últimos quatro anos, lançou várias propostas de debates à sociedade, por meio de palestras e a divulgação de artigos técnicos e reportagens com temas como desemprego de engenheiros, segurança em prédios e qualidade das estradas no Maranhão.

Jovem aprendiz

A Vale amplia suas ações para inclusão de profissionais com deficiência. Trinta jovens deram o primeiro passo na sua vida profissional por meio do Programa Jovem Aprendiz, promovido pela empresa em parceria com o Senai. Os alunos terão formação teórica e prática com um objetivo em comum: tornar-se técnico em eletrônica.
Esta é a primeira turma de Jovem Aprendiz no Maranhão, formada, exclusivamente, por pessoas com deficiência.

Cuba e Maranhão I

Destacar as potencialidades do estado e identificar o interesse cubano na importação de produtos ou possíveis investimentos, é o objetivo do Seminário “Oportunidades de Negócios Cuba e Maranhão: Missão Comercial a FIHAV 2018”.
O evento, que será realizado dia 21 deste mês, em São Luís, é promovido pela Fecomércio e Fiema, com apoio da Embaixada de Cuba no Brasil e Seinc.

Cuba e Maranhão II

Durante o seminário, que acontecerá no auditório da Fecomércio-MA (Avenida dos Holandeses, Jardim Renascença II), das 8h30 às 12h30, será feito convite ao empresariado para participação de missão comercial na 36ª Feira Internacional de Havana (FIHAV), em Cuba.
A feira, que acontecerá de 29 de outubro a 2 de novembro, proporcionará um espaço de negócios com extensa programação para os participantes.

Banco de Oportunidades

No último trimestre, 848 profissionais foram encaminhados para 365 vagas apresentadas ao Banco de Oportunidades do Senac. Entre os segmentos que mais demandaram por vagas estavam o de hospitalidade, comércio, gestão, beleza e produção alimentícia.
A procura por profissionais capacitados e que estão sempre buscando por cursos
de qualificação é pré-requisito nas solicitações que chegam ao Banco de Oportunidades do Senac.

Investimentos da Oi

A Oi investiu mais de R$ 41,6 milhões no Maranhão no primeiro semestre do ano, o que representa um crescimento de 31% em comparação ao mesmo período do ano passado.
A operadora implantou no Maranhão 17 novos sites de telefonia móvel e outros 118 sites foram ampliados ou modernizados.

Frase

“Se o Brasil mantiver a velocidade de expansão da economia dos últimos 10 anos, de apenas 1,6%, anual, o país levará meio século para alcançar a atual renda per capita de alguns países desenvolvidos”

Paulo Afonso Ferreira
Vice-presidente da CNI

Varejo

Road Show Dunlop em SL
São Luís está na rota do Road Show 2018 da Dunlop Pneus, evento que está passando por 29 cidades brasileiras até o final de setembro. Atualmente a Dunlop Pneus é dona de uma fatia correspondente a 13% no mercado de reposição de pneus voltado aos veículos de passeio no Brasil e 5,6% da produção para reposição de caminhões e veículos de carga.

Paralisação bancária?
Ao que tudo indica, a população será novamente prejudicada por paralisação bancária no início do próximo mês. Já está na sétima rodada de negociação entre banco e empregados, sem que haja entendimento.

Drones na construção
Criados inicialmente para auxiliar exércitos em missões de espionagem, os drones vêm ganhando novas utilizações na sociedade. Na construção civil, as pequenas aeronaves não-tripuladas já são consideradas soluções viáveis para reduzir o tempo de obras e auxiliar os softwares na modelagem de edificações.
"Equipados com sensores, os drones podem ser usados para capturar uma enorme gama de dados, tornando mais eficientes vários processos da construção", explica Roberto de Souza (foto), idealizador da Rede Construção Digital, iniciativa que reúne 32 empresas do setor, entre construtoras, incorporadoras, projetistas e fabricantes, para debater como novas tecnologias podem otimizar processos e solucionar fluxos defasados do setor.

Edital de patrocínio
O Banco da Amazônia lançou os três editais de patrocínio 2019, voltados a projetos nas áreas de cultura, meio-ambiente, social, de esportes e de eventos, incluindo a realização de feiras e exposições. São cerca de R$ 2,5 milhões disponíveis a pessoas físicas e jurídicas.

Economia continua crítica
Sondagem realizada pelo SPC Brasil e CNDL, referente a julho, revela que 84% dos consumidores disseram que o cenário atual se mantém ruim ou muito ruim. Desse universo, 73% atribuem como principal razão o elevado índice de desemprego no país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.