Antonio Guimarães de Oliveira, professor e historiador

Paixão e dedicação à história refletida em produção literária

Um caçador de informações, Antonio Guimarães de Oliveira já lançou 10 livros; o mais novo, “Becos & Telhados”, é um investimento próprio e terá noite de autógrafos neste sábado (4), na Livraria Amei

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Antônio Guimarães de Oliveira com o livro “Becos & Telhados”, resultado de investimento próprio
Antônio Guimarães de Oliveira com o livro “Becos & Telhados”, resultado de investimento próprio

SÃO LUÍS - Um amante na arte de lecionar e reunir informações valiosas acerca da história. Natural do povoado Lago Limpo, município de Lago Verde, estado do Maranhão, em 15 de setembro de 1961, o professor e historiador Antônio Guimarães de Oliveira pode ser definido como um caçador de informações acerca das origens de ruas, personagens e monumentos, em especial de São Luís. Além de lecionar na rede pública estadual, o professor também é especialista em Educação Ambiental pela Fundação Getúlio Vargas e autor de 10 livros, sendo o mais recente “Becos & Telhados”, uma verdadeira obra-prima com fotos e pesquisas sobre a “Cidade dos Azulejos”, a ser lançada sábado (4), na Livraria AMEI, do São Luís Shopping.

Guimarães é autor de outros exemplares, como “O Algodão no Mearim”, “Artigos Diversos”, “O Parto da Insônia”, “O Arquivista Acidental”, entre outros. Outra obra valiosa do autor é “Pregoeiros e Casarões”, em que são descritos vários personagens do cotidiano, esquecidos nos “tempos modernos”, como o sorveteiro das casquinhas de coco, figura ainda comum em ruas do Centro.

Além da graduação em História, o professor Antônio Guimarães também agregou formação acadêmica nas áreas de Filosofia e Ética. Recentemente, Guimarães foi eleito para ocupar a Cadeira número 9 do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), patroneada pelo historiador Bernardo Pereira de Berredo e Castro.

Apesar das outras obras, o grande orgulho do pesquisador é, sem dúvida, a mais recente. “Becos & Telhados” foi editado com investimentos do próprio autor e é uma obra consistente, rica em detalhes, imagens e informação. Trata-se de uma preciosidade, que revela a história de São Luís por meio de 847 páginas e 177 capítulos. O autor passou 10 anos pesquisando para reunir, em um único volume, a história da capital maranhense do final do século XIX até o ano de 1988.

A obra é um trabalho minucioso, desenvolvido a partir de pesquisas em acervo particular, da família e de terceiros, além da Biblioteca Pública Benedito Leite, do Arquivo Público do Maranhão e da Biblioteca Nacional, entre outras fontes. O autor, utilizando-se também de centenas de cartões-postais, destaca nomes, imagens e detalhes de diversos becos, ladeiras, ruas, logradouros, largos, avenidas e imóveis da região do Centro Histórico de São Luís em diferentes épocas, trazendo, inclusive, informações sobre quem ali morou.

Vista do Largo do Carmo, um dos registros antigos de São Luís contidos no livro
Vista do Largo do Carmo, um dos registros antigos de São Luís contidos no livro

O livro é repleto de descobertas, conforme Antonio Guimarães de Oliveira, para muitos considerado uma enciclopédia viva, no que diz respeito a fatos históricos relativos ao Maranhão. “Foram anos de trabalho intenso e minucioso, com a contribuição de muita gente, inclusive de familiares das personalidades citadas no livro, a exemplo da neta de Manuel Fran Paxeco, fundador da Academia Maranhense de Letras, da Faculdade de Direito, do Centro Republicano Português, do Instituto de Assistência à Infância, do Casino Maranhense, da Associação Cívica Maranhense e da Câmara Portuguesa do Comércio. Foi ela quem me cedeu várias fotografias de ruas, como a Rua dos Remédios, a partir de material do acervo de Manuel Fran Paxeco”, contou Antonio Guimarães de Oliveira.

Becos
“Becos & Telhados” começa com o emblemático Beco Catarina Mina. E são mencionados ainda Beco do Vira Mundo, Beco da Alfândega, Beco da Bosta, Beco do Quebra-Bunda, Beco da Prensa, Beco dos Catraeiros, Beco do Precipício, Beco do Couto, Beco do Silva e Beco dos Barqueiros, estes dois últimos, em meados do século XIX, antes da conclusão do Cais da Sagração, delimitavam o perímetro da antiga Praia da Trindade, local onde foi executado, por enforcamento, Manoel Beckman, em 1685, líder da revolta homônima.

O livro traz novas fotos e cartões-postais ainda não mostrados, de ruas, travessas, largos e avenidas, apresentando, inclusive, a duplicidade de nomes, como a rua do Sol, nome colonial e a designação mais recente e oficial, do início do século XX, mudada pela municipalidade para Rua Nina Rodrigues, em homenagem ao médico maranhense, considerado o patrono da medicina legal moderna brasileira.

A obra, que pesa 3 quilos e 45 gramas, foi impressa na Paraíba. São 4.500 exemplares e pelo menos 1.100 já foram comercializados. Vários exemplares foram enviados para outros países, como Portugal, França, Israel, Turquia e Itália. Exemplares também foram enviados para a Biblioteca do Congresso Americano. “Na Itália, por exemplo, se interessou a família Cunha Bouéres. E ainda estamos recebendo pedidos e enviando pelos Correios”, informou.

Serviço

O quê
Lançamento do livro “Becos & Telhados”, de Antonio Guimarães de Oliveira

Quando
Neste sábado (4), às 17h

Onde
Livraria AMEI (São Luís Shopping)

Preço do livro
R$ 250,00

Páginas do livro, que é fruto de 10 anos de pesquisa de Antonio Guimarães de Oliveira
Páginas do livro, que é fruto de 10 anos de pesquisa de Antonio Guimarães de Oliveira

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.