Tensão

Donald Trump diz querer um novo acordo dos EUA com o Irã

Declaração do presidente dos Estados Unidos vem em meio a troca de farpas com o líder iraniano Hassan Rohani

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ontem que está aberto a negociações com o Irã. "Nós estamos prontos para fazer um verdadeiro acordo, não como aquele feito pela administração anterior [de Barack Obama], que foi um verdadeiro desastre", disse em discurso para veteranos de guerra em Kansas City.

A declaração veio menos de 48 horas depois de ele elevar o tom contra o presidente do Irã, Hassan Rohani. O líder iraniano advertiu Washington a "não brincar com fogo", e, em resposta, Trump tuitou: "Nunca mais volte a ameaçar os Estados Unidos ou sofrerá consequências como as que poucos sofreram antes na história".

No discurso, ontem, Trump afirmou que a decisão de retirar os EUA do acordo com o Irã mudou o comportamento da liderança iraniana. "Eu posso dizer que o Irã não é mais o mesmo país", disse Donald Trump.

Relações tensas

Em maio, Trump retirou os Estados Unidos do acordo nuclear multilateral de 2015, firmado pelo seu antecessor, Barack Obama, em uma das mais contundentes decisões de sua política externa desde o início do seu mandato. O acordo previa que o Irã se comprometeria a limitar suas atividades nucleares em troca do alívio em sanções internacionais.

O presidente americano, que acusou o Irã de ser "o principal Estado patrocinador do terrorismo", afirmou que o país trapaceava o acordo para desenvolver seu programa nuclear e voltou a impor sanções a Teerã.

As novas sanções, que entrarão em vigor em agosto, tentam atingir os programas de mísseis balísticos e influência regional do Irã - ameaçando prejudicar ainda mais a já maltratada economia iraniana.

Coreia do Norte

No evento, Trump também reconheceu que a Coreia do Norte está se desfazendo das instalações nucleares após o encontro bilateral entre os dois países.

"Novas imagens divulgadas hoje mostram que a Coreia do Norte começou a desmantelar um importante ponto de lançamento de mísseis, e nós gostamos disso", disse Trump.

Imagens de satélite indicam que a Coreia do Norte começou a desmontar instalações-chave em um local usado para desenvolver motores para mísseis balísticos, em um primeiro passo em direção ao cumprimento de uma promessa feita ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma cúpula em junho, informou nesta segunda-feira (23) um centro de pesquisas sediado em Washington.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.