Hellen Souza - Engenheira de produção e pesquisadora

Pelos caminhos reveladores e apaixonantes da pesquisa

Ela é jovem e muito cedo se interessou pelo trabalho em Administração, Engenharia de Produção e Economia, já tendo participado de diversos livros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
a maranhense Hellen Souza com alguns dos livros em que tem pesquisas publicadas
a maranhense Hellen Souza com alguns dos livros em que tem pesquisas publicadas

SÃO LUÍS - Dedicando-se à área da pesquisa, a engenheira de produção e pesquisadora maranhense Hellen Souza, de 24 anos, é uma jovem centrada e totalmente envolvida com as descobertas. Ela desenvolve intensa produção literária nas áreas de Administração, Engenharia de Produção e Economia. Oito livros publicados recentemente em São Luís contam com sua participação.

As obras foram produzidas em parceria com escritores, professores e pesquisadores locais e de outros estados. A pesquisadora vive para esse tipo de trabalho, no qual se diz realizada. Este ano, ela ainda apresentará um artigo científico no Congresso Nacional de Engenharia de Produção, a ser realizado no mês de outubro, em Maceió (AL). Os livros escritos por Hellen Souza e outros autores estão disponíveis na internet, por meio do site “Clube dos Autores”.

Entre as publicações que contam com a participação da jovem pesquisadora, destacam-se “Logística: na perspectiva da gestão - um enfoque sistêmico dos processos” (com outros quatro autores), “Administração da produção na perspectiva dos processos gerenciais” (com outros cinco autores), “Gerindo as práticas de marketing no cotidiano das organizações” (participação) e “Empreendedorismo e inovação na perspectiva da gestão” (participação).

Tenho vontade de desenvolver pesquisas no exterior. Sei que é difícil, mas se houver essa oportunidade, eu irei”

“Há outras obras, como ‘Introdução da Engenharia Simultânea no Sistema Just in Time, sendo essa individual e que foi publicada na Alemanha, o que para mim foi bastante enriquecedor e contribuiu para incrementar o meu currículo. Temos ainda ‘Uma perspectiva dos objetivos da produção’, este escrito com outros três autores, e ‘Globalização na perspectiva da gestão’”. Temos trabalhado nessas áreas para dinamizar as pesquisas e contribuir com estudantes e professores”, disse a pesquisadora, que citou ainda obras a serem lançadas, como “Pesquisa operacional no contexto das organizações”.

Inovações

Há dois anos atuando como engenheira de produção, Hellen Souza integra o grupo “Inovações e Sustentabilidade”, ligado à Universidade Ceuma e do qual participam 15 pesquisadores e professores. “Nós nos reunimos uma vez por semana, quando discutimos variados assuntos e traçamos a nossa meta de trabalho. Atualmente, por exemplo, estou focada na área do Agronegócio, nicho bastante interessante hoje em dia e com inúmeras possibilidades. Nós trabalhamos com dados oficiais fornecidos pelo governo”, explica.

A pesquisadora diz que não se trata de um trabalho fácil e a atividade requer muita dedicação, paciência, organização e discernimento. “É sempre uma nova descoberta. Aliás, foi por acaso que percebi que gostava de pesquisar. Ainda na faculdade, a partir de um convite para a publicação de um artigo em um livro. A partir daí, comecei a escrever outros artigos e a me interessar pelas pesquisas em várias áreas. Estou feliz fazendo o que gosto e me sinto útil para o futuro da sociedade”, conta.

Gosto sempre de repetir aquela frase de Antoine Lavoisier: na natureza, nada se cria, tudo se transforma”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.