Apoio

Ciclista tem patrocínio do Hospital São Domingos

Benedito Filho concilia a jornada de trabalho, na Agaesse Construtora, holding do HSD, com a dos treinos de bicicleta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Benedito começou a praticar ciclismo para melhorar a saúde
Benedito começou a praticar ciclismo para melhorar a saúde (ciclista)

O pedreiro Benedito Vieira Vasconcelos Filho, 38 anos, é um exemplo de que disciplina e perseverança são excelentes aliadas para se conquistar resultado no que se almeja. Ele descobriu no ciclismo a fórmula para ter mais saúde, qualidade de vida e realização pessoal e, hoje, virou profissional neste esporte, no qual vem construindo uma crescente carreira, com apoio e patrocínio do Hospital São Domingos (HSD).

Ele concilia a jornada de trabalho, na Agaesse Construtora, holding do HSD, com a dos treinos. O percurso entre a sua casa, no Coroadinho, e o local de trabalho, no Bequimão, já serve de treino, pois o faz de bicicleta. A entrada como profissional no esporte, há quatro anos, foi meio por acaso. Um problema de hipertensão o obrigou a cuidar melhor da saúde, e como gostava de pedalar desde criança, optou pelo ciclismo. A primeira bicicleta, comprou em 2009, com a ajuda de um amigo e de lá nunca mais parou até se sentir preparado para competir.

“Estava tendo muitos problemas de pressão alta, fiquei impedido até de fazer trabalhos em altura, então o médico me recomendou praticar um esporte. Como sempre gostei de andar de bicicleta, escolhi o ciclismo. Primeiro, como meio de transporte para ir para o trabalho, depois, comecei a pedalar em outros horários e até nos fins de semana. Entrei para grupos de ciclistas e hoje já participo de campeonatos como profissional”, conta Benedito Vasconcelos Filho.

Família
Solteiro, Benedito Filho, ou Biné, como é chamado, mora com a mãe, Maria Raimunda dos Santos. O pai, Benedito Vieira Vasconcelos, já é falecido. O apoio que recebe da mãe também é fundamental para seu sucesso.“Sem apoio, a gente não consegue muita coisa. Por isso, prezo muito por todos que me ajudam. Sem a ajuda dos amigos e agora do Hospital São Domingos, eu não teria condições de comprar uma bicicleta própria para o ciclismo e isso é muito valioso para mim. A média de valor de uma bicicleta profissional para a prática do esporte é R$ 10 mil.

“O ciclismo representa praticamente tudo para mim. Para a gente ter um ótimo desempenho nas corridas, tem que treinar pelo menos cinco horas por dia, como não tenho esse tempo, já vou para o trabalho treinando e à noite continuo no Castelinho”, complementa ele, que tem grande habilidade para ciclismo em subidas.

A dedicação é tanta que hoje Benedito Filho participa de competições municipais, estaduais e regionais, como a Copa Nordeste. Ele é campeão na categoria Master A2 do Campeonato Maranhense de Ciclismo 2017, na prova de contrarrelógio. No dia 28 deste mês, ele participará do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Master e Sub-30 2018, que ocorrerá em Teresina, no Piauí.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.